31
de julho de 2010
sábado

Presidente sanciona lei da reforma eleitoral

Postado por cm em setembro - 29 - 2009

Carolina Pimentel/Agência Brasil

 Brasília – Ao sancionar hoje (29) a lei da reforma eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o parágrafo que determinava que os debates entre candidatos na internet deveriam seguir as mesmas regras dos debates na televisão e no rádio. O veto foi solicitado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República sob a alegação de que a internet é um território livre para a manifestação do pensamento.

 Lula vetou também a regra que previa a criação de uma tabela fixa para que cada emissora de televisão e de rádio deduzisse do Imposto de Renda (IR) o valor do espaço destinado à propaganda eleitoral. empresa deveria publicar uma tabela com os valores de mercado para a cobrança de um anúncio.

 O Ministério da Fazenda entendeu, no entanto, que não haveria documento suficiente para comprovar o valor apresentado pela empresa e poderia provocar uma supervalorização nos horários em que as propagandas partidárias fossem veiculadas e, por isso, pediu o veto. Hoje, as empresas comprovam o valor para a dedução por meio de documento fiscal.

 Com o veto, fica valendo a regra atual que permite a dedução do valor da propaganda eleitoral veiculada de acordo com a média dos últimos 30 dias

 O terceiro veto, também proposto pelo Ministério da Fazenda, trata do parcelamento de multa eleitoral. O projeto previa que o parcelamento seria feito pela Receita Eleitoral. Porém, ficou entendido que multa eleitoral não é um débito tributário e, com isso, não pode ser parcelado pela Receita. A multa é aplicada e cobrada pela Justiça Eleitoral. Entretanto, o veto não significa o fim do parcelamento, que já está previsto na legislação atual.

 O presidente Lula não vetou os itens que estabelecem os votos impresso e em trânsito, apesar do apelo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim, a partir das eleições de 2010, o eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral poderá votar somente para presidente, desde que ele esteja em uma capital. Caberá à Justiça Eleitoral a regulamentação do voto em trânsito.

 Ao pedir o veto, o TSE alegou que a implantação do mecanismo exigiria um cadastramento do eleitor pelo menos cinco meses antes, para que o nome dele pudesse constar no programa da urna eletrônica do local onde o eleitor estiver no dia da votação. Sem um cadastramento prévio, o sistema de votação teria que ser colocado em rede, mas isto, segundo o TSE, compromete a segurança do processo eleitoral.

 A lei prevê que o voto impresso entrará em vigor a partir das eleições de 2014. O TSE, no entanto, considera a mudança um retrocesso e alega ser possível auditar a urna eletrônica de forma menos onerosa. Um estudo enviado pela Corte ao Ministério da Justiça comprovou que, em 2002, os testes com o voto impresso resultaram em atraso na votação e no travamento das máquinas impressoras.

 A lei eleitoral foi  publica hoje (30) no Diário Oficial da União. As novas já passam a valer nas eleições de 2010.

Popularity: 3% [?]

Compartilhe esta matéria
  • Print
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • FriendFeed
  • Live
  • PDF
  • StumbleUpon
  • Technorati
  • Twitter

ANUCIE AQUI no PageSense BY IDEAVALLEY

Voce pode Responder, ou fazer um trackback em seu site.

Leave a Reply








  • Recent Comments






    Diretor:
    Paulo Antônio Carneiro Dias

    Editor Responsável:
    Carlos Marques

    WebMaster:
    Fabiane da Cunha

    redacao@diariodepetropolis.com.br classidiario@diariodepetropolis.com.br faledp@diariodepetropolis.com.br
    Rua Joaquim Moreira, 106 - Centro - Petrópolis - RJ Cep: 25600-000
    Edição Online: (24) 2231-0740
    Tel: (24) 2246-3807
    ABRAJORI - Associação Brasileira dos Jornais do Interior

    Recent Comments

    Servidores fazem troca de cartões

    On set-15-2009
    Reported by cm

    Olá, mundo!

    On ago-22-2009
    Reported by admin

    Recent Posts