Edição anterior (2506):
sábado, 18 de setembro de 2021
Ed. 2506:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2506): sábado, 18 de setembro de 2021

Ed.2506:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

HAC realiza fórum sobre a segurança do paciente no hospital

Núcleo de Segurança do Paciente do Alcides Carneiro foi implementado em junho 

Foto: Arquivo Diário

Com o objetivo de conscientizar os profissionais de saúde e gestores do Hospital Alcides Carneiro (HAC) sobre a necessidade de aprimorar as práticas do cuidado dentro do ambiente hospitalar, foi realizado nesta quinta-feira (16) o fórum lembrando a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HAC. Com o tema “Cuidado materno e neonatal seguro” foram feitas três palestras ao longo da tarde. O Dia Mundial de Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é celebrado nesta sexta-feira, 17 de setembro.

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Alcides Carneiro foi implementado em junho deste ano. Ele é constituído por uma comissão multidisciplinar, que trabalha com o objetivo de melhorar os processos de trabalho, qualificando a assistência hospitalar para garantir a segurança do paciente. Além disso, são executados processos para manter a proteção das pessoas no hospital. Desde a criação do NSP, mais de 20 treinamentos foram oferecidos dentro do HAC para os profissionais.

A enfermeira Rosângela Amaral é a coordenadora do NSP. Ela ressalta a necessidade do trabalho com os profissionais sobre os cuidados com os pacientes. “O HAC tem a única maternidade e unidade neonatal pública de Petrópolis. Precisamos qualificar os profissionais que trabalham diretamente com os pacientes. É o atendimento deles que faz a diferença. Buscamos melhorar os processos de cuidado e uso de tecnologias da saúde, disseminar a cultura da segurança por toda a instituição e garantir boas práticas de funcionamento do serviço de saúde”. 

O médico obstetra Vander Guimarães abriu o dia de palestras, falando sobre violência obstétrica. Ele, que atua há 25 anos no próprio HAC, chamou a atenção para a promoção de ações para o parto seguro e respeitoso. A enfermeira obstétrica Rafaela Bragança, especialista em UTI Pediátrica e Neonatal, abordou o Cuidado Materno e o Parto Seguro e Respeitoso. Finalizando a programação, a enfermeira Janaína Burger, especialista em Neonatologia e Obstetrícia, palestrou sobre o Neonatal Seguro. Ela salientou sobre a prevenção da prematuridade neonatal.

A diretora administrativa do Sehac, Ronye Faraco, acompanhou o fórum. Ela parabenizou a equipe pelo evento. “É gratificante ver o comprometimento da equipe e dos profissionais do hospital. O conhecimento adquirido nas palestras reflete no atendimento no dia a dia dos pacientes do hospital”.

O Setembro Laranja busca reforçar a importância do cuidado para a redução de danos evitáveis. Estudos apontam que cerca de 10% dos pacientes internados sofrem algum tipo de evento adverso. Por isso, as práticas de segurança são importantes para garantir a redução de danos evitáveis ao mínimo aceitável, além de permitir reconhecer potencialidades e fragilidades que nortearão ações de melhorias de modo a construir uma cultura positiva e forte dentro das instituições de saúde.



Edição anterior (2506):
sábado, 18 de setembro de 2021
Ed. 2506:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2506): sábado, 18 de setembro de 2021

Ed.2506:

Compartilhe:

Voltar: