Edição anterior (2506):
sábado, 18 de setembro de 2021
Ed. 2506:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2506): sábado, 18 de setembro de 2021

Ed.2506:

Compartilhe:

Voltar:


  VACINA

Petrópolis retoma vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos nesta segunda

Os agendamentos serão abertos neste domingo (19) com novas regras

 

 

Foto: Pixbay

 

 

Wesley Fernandes – especial para o Diário

Após suspensão de um dia, a Prefeitura de Petrópolis voltou atrás e decidiu retomar a vacinação contra a covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Em seguimento à recomendação do Ministério da Saúde, que publicou uma Nota Técnica na noite de quarta-feira (15) suspendendo a vacinação para esse grupo, a Secretaria Municipal de Saúde havia interrompido a imunização nesta sexta-feira (17). No entanto, na tarde deste sábado (18), o município anunciou que vai retomar a imunização, a partir da próxima segunda-feira (20) – os agendamentos serão abertos neste domingo (19) com novas regras, através do site: www.petropolis.rj.gov.br. Os adolescentes que fizeram o agendamento para quinta ou sexta-feira e que ainda não tomaram a vacina podem comparecer ao local agendado na segunda-feira (20) 

A decisão foi tomada após reunião entre representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e do Grupo de Especialistas em Vigilância Epidemiológica. Os pesquisadores manifestaram suas opiniões embasadas em estudos científicos que evidenciam a eficácia e a segurança da vacina nessa faixa etária. Eles foram favoráveis à continuidade da vacinação de adolescentes.

A decisão da Prefeitura se baseia, ainda, no pronunciamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de deliberação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e posicionamento de órgãos técnicos da área de saúde, que recomendam a vacinação de adolescentes em municípios que já alcançaram 90% da população adulta vacinada, como é o caso de Petrópolis.

Com 92% do público maior de 18 anos vacinado, o prefeito interino, Hingo Hammes, destaca que Petrópolis seguirá a campanha de imunização de forma organizada e responsável. "Suspendemos temporariamente a vacinação nesta sexta-feira (17), a fim de aguardar as orientações dos órgãos competentes. Com o pronunciamento da Anvisa e a ratificação das orientações anteriores, dadas pelos órgãos técnicos nacionais e estaduais, entendemos que há segurança para manter a vacinação de adolescentes. Seguiremos trabalhando de maneira organizada, garantindo a ampliação da vacinação de forma responsável, de acordo com a chegada de doses", detalhou.

Em nota enviada à imprensa, a SES reforçou a segurança das vacinas contra covid-19 em todas as faixas etárias para as quais elas foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “A vacinação em adolescentes vem ocorrendo em todo o mundo e tem se mostrado eficaz no combate à covid-19 e segura em sua aplicação. A SES esclarece que, desde o início da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos, em 24 de agosto, não houve registro de eventos adversos graves no estado do RJ”, diz parte do texto.

O secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa, garante que o município tem vacinas disponíveis para atender todos os públicos, conforme vem ocorrendo desde o início da campanha, em janeiro de 2021. “Com um controle rigoroso e planejamento feito pela Divisão de Imunização durante toda a campanha de vacinação, temos hoje vacinas disponíveis para atender os adolescentes e em paralelo continuamos vacinando todos os demais públicos. O uso da vacina Pfizer em adolescentes tem a aprovação da Anvisa. Todos os esforços estão sendo feitos para que todos sejam imunizados na cidade o quanto antes. As vacinas são seguras e já está comprovado que salvam vidas”, enfatiza o secretário de Saúde Aloisio Barbosa Filho.

 

 

Agendamento

Em Petrópolis, adolescentes que fizeram o agendamento para quinta ou sexta-feira e que ainda não tomaram a vacina podem comparecer ao local agendado na segunda-feira (20). Para isso, basta apresentar o comprovante do agendamento (print da tela do agendamento, com o CPF e a data), além de documento pessoal e caderneta de vacinação.

A Prefeitura também vai abrir neste domingo (19) novas vagas para cadastramento deste público.

O cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura, o www.petropolis.rj.gov.br.



Edição anterior (2506):
sábado, 18 de setembro de 2021
Ed. 2506:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2506): sábado, 18 de setembro de 2021

Ed.2506:

Compartilhe:

Voltar: