Edição anterior (2448):
sábado, 24 de julho de 2021
Ed. 2448:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2448): sábado, 24 de julho de 2021

Ed.2448:

Compartilhe:

Voltar:


  VACINA

Petrópolis ultrapassa marca de 200 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19

 


 

 Wesley Fernandes - especial para o Diário

Petrópolis ultrapassou a marca de 200 mil doses de vacinas aplicadas contra a covid-19 nesta sexta-feira (23). Os números mostram o avanço da vacinação na cidade com a chegada regular de doses, repassadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e enviadas pelo Ministério da Saúde. Foram aplicadas em primeira dose 142.889, em segunda dose 51.851 e dose única - vacina da Janssen - 6.805. A soma representa 201.545 doses aplicadas em todo o território petropolitano, desde o início da campanha de imunização, em 19 de janeiro de 2021.

"Imunizar todos os petropolitanos é uma meta que temos perseguido de forma incansável. Ultrapassar a marca de 200 mil vacinas aplicadas e conseguir isso sem que fosse preciso em nenhum momento interrompermos a vacinação, mostra que estamos no caminho certo e mais próximos a cada dia de realizar este sonho de termos todos os moradores aptos a receber a vacina Imunizados", comemorou o prefeito interino Hingo Hammes.

Em relação à cobertura vacinal, mais de 61% da população petropoliatana adulta já tomou a primeira dose e 24% a segunda dose. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), dos 306.678 petropolitanos, 242.058 fazem parte grupo com mais de 18 anos.

Segundo dados do boletim da vacinação, disponibilizado diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, esses índices foram alcançados na sexta-feira, quando as equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, vacinaram durante todo o dia 3.306 pessoas na cidade. Destas 2.444 receberam a primeira dose e 862 receberam a segunda dose do imunizante.

Quem também celebra o avanço da campanha de imunização são os moradores de Petrópolis, como a líder religiosa e moradora do Caxambu, Adriana Candido de Lima. Ela recebeu a primeira dose da Pfizer no ponto de vacinação do Petropolitano Futebol Clube, no Centro. "A palavra é gratidão e a sensação é indescritível. Sou eternamente grata por estar tendo uma oportunidade que muitos não tiveram. Peguei covid este ano, mas graças a minha fé e aos meus orixás não tive reação alguma. Agora, graças à ciência, chegou a minha vez de ser imunizada. Esperei muito por esse momento", disse.

O secretario de saúde, Aloísio Barbosa da Silva Filho, agradeceu o empenho da equipe da Saúde. "Essa marca expressiva é resultado do empenho e da dedicação de toda equipe da Secretária de Saúde, em especial da equipes de planejamento e do Departamento de Imunização da Vigilância em Saúde. Agradeço a cada profissional que diariamente atua nos pontos de vacinação. Todos vêm sendo importantes para chegarmos a este resultado. Temos uma equipe dedicada, a Vigilância em Saúde tem um trabalho reconhecido em imunização e só dependemos hoje do envio de mais doses por parte do Ministério da Saúde e do Estado para que possamos ter todos os petropolitanos imunizados e protegidos contra a covid-19", lembrou.

A campanha de imunização contra o coronavírus segue ocorrendo nos cinco distritos de Petrópolis, com a vacinação de pessoas acima de 39 anos sem comorbidades. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Segundo o prefeito interino, a expectativa é que toda a população esteja imunizada o mais breve possível. "Contamos com a chegada de lotes maiores de vacinas para que possamos ter o mais breve possível, toda população imunizada. Todos os esforços estão sendo feitos pelo município para alcançarmos esta meta", finalizou Hingo Hammes.



Edição anterior (2448):
sábado, 24 de julho de 2021
Ed. 2448:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2448): sábado, 24 de julho de 2021

Ed.2448:

Compartilhe:

Voltar: