Edição anterior (2448):
sábado, 24 de julho de 2021
Ed. 2448:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2448): sábado, 24 de julho de 2021

Ed.2448:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeitura incentiva o Circuito das Cerejeiras em Petrópolis


 

Espalhadas por toda a cidade, cerejeiras são catalogadas por regiões através de mapa digital no site da Turispetro

Há alguns anos o Circuito das Cerejeiras faz um enorme sucesso na cidade. Petropolitanos e também visitantes ficam encantados com o espetáculo que a natureza proporciona todos os anos nos meses de julho, quando as baixas temperaturas favorecem a floração das sakuras, como são chamadas pelos japoneses. Em alguns locais, elas embelezam e dão vida aos atrativos turísticos da cidade, como é o caso do Palácio Quitandinha.

Pensando em facilitar a vida daqueles que buscam seguir o roteiro das cerejeiras e aproveitar para fotografar a beleza das árvores, a Secretaria de Turismo acaba de incluir em seu site o mapa digital do circuito (www.petropolis.rj.gov.br/turispetro/circuito-das-cerejeiras), onde constam os principais pontos de visitação. O circuito foi oficialmente lançado em 2018 e inclui pontos onde estão as cerejeiras, como Quitandinha, Valparaíso, Mosela, Retiro, Araras, Centro, Corrêas, Nogueira e Itaipava.

Mas, na verdade, a história das sakuras em Petrópolis começou bem antes: em 1995, quando quatro agremiações nikkeis do estado, em comemoração aos 100 anos da assinatura do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão”, plantaram 300 mudas na cidade. Na ocasião, além do Quitandinha, também foram plantadas mudas no Museu Imperial e no Palácio Rio Negro.

A partir de 2008, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Nikkei de Petrópolis iniciou a realização do Bunka-Sai em parceria com a Prefeitura e consequemente retomou o plantio de mudas de cerejeiras na cidade, embelezando outras regiões e possibilitando a criação do circuito.

Enquanto no Japão as sakuras florescem entre o fim de março e início de abril, começo da primavera, no Brasil, a floração acontece da metade de julho até agosto. E quem pretende admirar a beleza dessas árvores precisa aproveitar o momento, já que o período de florada das cerejeiras dura geralmente 15 dias.



Edição anterior (2448):
sábado, 24 de julho de 2021
Ed. 2448:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2448): sábado, 24 de julho de 2021

Ed.2448:

Compartilhe:

Voltar: