Edição anterior (1679):
domingo, 16 de junho de 2019
Ed. 1679:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1679): domingo, 16 de junho de 2019

Ed.1679:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Ação Social atende 400 moradores do Caxambu

Profissionais de diferentes áreas mobilizados para levar serviços à comunidade


 Com serviços de profissionais de diferentes secretarias, a prefeitura realizou, por meio da Secretaria de Assistência Social, neste sábado (15.06) a segunda edição, do ano da Ação Social. Cerca de 400 pessoas estiveram na Escola Municipal Senador Mário Martins, no Caxambu, onde tiveram acesso a serviços de saúde, retirada de documentos, corte de cabelo, recreação infantil, entre outros atendimentos gratuitos - disponibilizados das 9h  às 14h.

"A ação social é uma forma de aproximarmos os serviços das pessoas, permitindo que muitas vezes elas consigam resolver pendências, como a retirada de um documento, por exemplo, pertinho de casa. Nosso objetivo principal é este: facilitar o acesso das pessoas aos serviços da prefeitura”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.  

"Procuro participar dos eventos que oferecem para a população. É importante para ter acesso a atendimento de saúde, corte de cabelo e diversão para as crianças. É uma forma de tirar as crianças da rua. Essa uma boa iniciativa", avalia a moradora, Virgínia dos Santos, de 48 anos, que esteve no evento com o neto, Bernardo, de 6 anos.

Para as crianças, foram realizadas atividades recreativas e pedagógicas. O corte de cabelo também atraiu a criançada. O grupo Tindolelê fez animação, jogos e levantou o público com muita música.

"Estamos aqui em mais uma Ação Social, trazendo serviços essenciais para a comunidade, aproximando a prefeitura da população, este é o nosso principal objetivo com esta ação, que será levada a outros bairros ao longo do ano" ressalta a secretaria de Assistência Social, Denise Quintella.

Moradores tiveram também acesso a atendimento para a emissão de documentos. A moradora Bianca Pimentel, de 27 anos, levou a filha Stefany de 8 anos para emitir a primeira via do documento de identidade. "Muito bom ter esse serviço aqui pertinho de casa. Se não fosse assim teria que me deslocar e seria mais difícil", destacou. 

Na área de saúde, a população pôde contar com o serviço de aferição de pressão arterial, glicose e avaliação dentária. As pessoas que apresentavam alterações foram orientadas a procurar atendimento nas unidades de urgência ou na rede de atenção básica, a partir de segunda-feira.

"Muito importante ter esses atendimentos que aproximam a população e incentivam a terem um cuidado preventivo com a saúde", destacou a dentista, Maristela Lenz.

A professora aposentada, Cátia de Oliveira Borges, de 54 anos, aferiu pressão e glicose. "Eventos como esse são de grande importância, para fazer atendimentos de saúde, serviços sociais. A população muitas vezes tem dificuldade no acesso a alguns serviços básicos”, disse.

A Secretaria de Assistência Social realizou o Cadastro Único, que dá acesso a benefícios sociais do município e do governo federal. Também foram oferecidas orientação jurídica; emissão de primeira via de documento de identidade e carteira de trabalho; orientações sobre o combate a violência contra mulheres e crianças; e esclarecimentos de como acessar o balcão de empregos do município.  

Em 2018 foram realizadas 16 Ações Sociais em diferentes bairros da cidade. Ao todo, 10 mil pessoas foram atendidas pelos serviços oferecidos durante os eventos. Outras seis ações já estão programadas para acontecer todos os meses, até setembro, nos bairros Pedro do Rio, Meio da Serra, Boa Vista, Atílio Marotti, Amazonas e Duques.



Edição anterior (1679):
domingo, 16 de junho de 2019
Ed. 1679:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1679): domingo, 16 de junho de 2019

Ed.1679:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior