Wellington Daniel
Em meio a pandemia de covid-19, agosto registrou o segundo maior número de vítimas de acidentes de trânsito. Os dados são da Sala de Trauma do Hospital Santa Teresa, a unidade de saúde de referência para estes casos, e foram divulgados ontem (08). De acordo com o HST, foram 75 atendimentos relacionados a atropelamentos ou problemas com carro e moto.
E agosto só perde para o mês anterior: julho. De acordo com os dados do HST, foram 78 atendimentos relacionados a acidentes no sétimo mês do ano. Com isso, agosto ainda teve uma redução de 3,8% nestes números.
Motos
Os dados da Sala de Trauma ainda apontam que acidentes envolvendo motocicletas levam a maior parte das vítimas à unidade de saúde. Deste total de 75 pacientes, 46 deram entrada após problemas com este tipo de veículo. O número corresponde a 61,3% do total de acidentes e a 38% de todos os atendimentos realizados pelo setor.
Total de atendimentos
A sala de trauma realizou, ao todo, 121 atendimentos no mês de agosto. Ou seja, no oitavo mês, 62% dos pacientes que deram entrada no setor foram acometidos por acidentes de trânsito. Também é o segundo maior número do ano, atrás apenas de julho, quando foram 124.
O terceiro mês em números de acidentes e atendimentos totais foi fevereiro, com 70 pacientes relacionados a atropelamentos, carros e motos e 110 no geral. Já o mês com o menor resultado foi abril, quando poucos setores estavam em funcionamento. Desta forma, o quarto mês fechou com 45 atendimentos a acidentados do trânsito e 82 no total.
Veja também: