Edição anterior (1620):
quinta-feira, 18 de abril de 2019
Ed. 1620:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1620): quinta-feira, 18 de abril de 2019

Ed.1620:

Compartilhe:

Voltar:


  Páscoa

Apresentações do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis celebram a Páscoa

Daniela Moreira - Fotos - Divulgação

 

 

O verdadeiro sentido da Páscoa será celebrado em uma programação musical especial que começa nesta quinta-feira (18) e vão até o domingo (21). As apresentações dos corais do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis (IMCP) vão promover uma profunda reflexão sobre a ressurreição de Jesus Cristo. As celebrações serão realizadas na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A entrada é gratuita e o público poderá aproveitar a oportunidade para adquirir os CDs gravados pelos corais no final das apresentações.

 

“Semana Santa é sempre um momento de reflexão para os cristãos que veem em Cristo o seu maior exemplo. É tempo de pensar em sermos mais irmãos e tolerantes!”, comentou o diretor artístico do IMCP, o maestro Marco Aurélio Lischt.

A programação começa com a missa, conhecida como Lava-Pés, na Quinta-feira Santa (18), às 19h30, com a presença do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis e regência do maestro Marcelo Vizani. Associada à Última Ceia de Jesus, a missa repete o ato de humildade de Cristo ao lavar e enxugar os pés dos apóstolos. 

O Coral dos Canarinhos de Petrópolis, sob regência do maestro Marco Aurélio Lischt, participará, às 15h, da celebração da Sexta-feira Santa (19), quando se recorda a Paixão e Morte do Nosso Senhor Jesus Cristo. O programa inclui canções de adoração em canto gregoriano, como “Christus factus est”; “Popule meus”, de  Tomas Luis de Victoria; “Ecce quomodo moritur justus”, Jacob Handl; “Crucifixus”, Antonio Lotti; “O vos omnes”, Carlo Gesualdo; “Also hat Gott die Welt geliebt”, Heinrich Schütz; “O Domine Jesu Christe”, Gregor Aichinger; “O Jesu Christe”, Jacquet de Mantua; e “Christe, adoramus te”, Claudio Monteverdi.

O Domingo de Páscoa (21), às 10h, contará com a presença dos Canarinhos de Petrópolis, com a Missa de Mozart, que contará com cantos gregorianos como “Resurrexi” e “Victimae Paschali laudes”.

Cd relembra ressurreição de Cristo

Gravado pelo Coral dos Canarinhos e lançado pelo IMCP, o Cd Reflexos do Brasil lembra o espírito da Páscoa e é uma boa opção de presente para a época. 

Dentro de um repertório inovador, composto por músicas sacras brasileiras - todas contemporâneas - estão presentes referências à Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na primeira faixa (“Jerusalem quae aedificatur”), o coro cita a Quaresma, com o texto do Salmo 121, 3 e 4, para o Domingo Laetare - “Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto!”. 

As duas faixas seguintes falam sobre a Paixão de Cristo: na segunda (“Popule meus”), os meninos cantam os primeiros versos da improperia; na terceira (“Adoramus te Christe”), o tema é o canto de adoração de Cristo na cruz.

Na quarta música (“Regina Coeli”), encontramos a oração feita pelos católicos durante o tempo Pascal, com o verso “Rainha do céu, alegra-te... ressuscitou como disse...”, em referência à ressurreição. A última obra pascal do CD (“Mitte manum tuam”) é baseada no texto do Evangelho de João, (20, 27) para o segundo Domingo da Páscoa, fazendo referência a São Tomé, que dizia não acreditar na ressurreição até que Jesus Cristo aparece para ele. 

O CD custa R$25 e está à venda no site: www.canarinhos.com.br. Mais informações também podem ser adquiridas pelo telefone: (24) 2104-4141.

 

 

 
 
 
 



Edição anterior (1620):
quinta-feira, 18 de abril de 2019
Ed. 1620:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1620): quinta-feira, 18 de abril de 2019

Ed.1620:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior