Doze pássaros da fauna silvestre foram resgatados em uma operação desencadeada pela Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos – 5ª UPAm, da Polícia Militar. As aves foram encontradas em uma residência localizada na Rua Dr. Paulo Hervê, no Bingen e três delas estão na lista de espécies em extinção.
Um homem de 69 anos estava no imóvel, mas negou ser o dono das aves alegando que pertenciam ao irmão que faleceu recentemente. Ele foi conduzido junto com os pássaros para o Núcleo da Policia Federal, no Quitandinha. Foram apreendidos pássaros das espécies Sabiá, Trinca-Ferro, Tié-Sangue, Tico-Tico, Chanchão, Coleiro e Patativa.
Os agentes da UPAm, subordinados ao Comando de Polícia Ambiental, iniciaram a operação com base nas informações do Disque-Denúncia Linha Verde. As aves não possuíam anilhas e p fato das espécies Chanchão e Patativa estarem ameaçadas de extinção, agravou a situação.
Os pássaros foram levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde após tratamento serão devolvidos ao seu habitat natural.
Em Petrópolis, a população pode denunciar qualquer crime ambiental ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” onde é possível enviar em fotos e vídeos em anexo. Em todos os canais, o anonimato é garantido.