Edição anterior (1675):
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Ed. 1675:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1675): quarta-feira, 12 de junho de 2019

Ed.1675:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade
 

Conhecidos os vencedores do Prêmio Guerra Peixe de Cultura

Premiação foi entregue no Castelo de Itaipava na noite de segunda

            Os vencedores do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura foram conhecidos na noite de segunda-feira (10.), durante cerimônia no Castelo de Itaipava. O evento, que é considerado uma das principais premiações do setor artístico-cultural do interior do estado, premiou artistas e produções culturais que mais se destacaram em Petrópolis no ano de 2018 em 11 categorias. O prêmio de mais destaque, Notório Reconhecimento, que avalia o conjunto da obra realizado ao longo dos anos, foi para o ator, músico e locutor Reinaldo Gonzaga, que atualmente é morador de Petrópolis.

            “Não temos como separar Petrópolis de cultura, essa relação é muito forte e queremos que seja cada vez mais. Temos produções e artistas incríveis na cidade e esse reconhecimento não só é muito importante, como é fundamental”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Hoje é um dia de homenagens e reconhecimentos. Estamos muito felizes em poder proporcionar essa valorização dos nossos artistas e fico emocionado por ver esse salão cheio de tantos talentos”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

            Os vencedores de cada categoria foram: Música Popular: O Velho Blues; Música Erudita: Coral Municipal de Petrópolis; Teatro: Teatro Circense Andança (O Chororô do Rio); Dança: Marcio Rodrigues (atuação 2018); Artes Visuais: Josiana Oliveiras (Arvorecer); Literatura: André Tavares (Todos os Pais do Mundo); Comunicação: Um Programa & Tal (RPT); Audiovisual: Gustavo Pizzi (Benzinho); Produção Cultural: FEESPE; e Categoria Especial: SESC.

Reinaldo Gonzaga, que recebeu a estatueta do Notório Reconhecimento, foi o destaque da noite. “É com muita gratidão que recebo esta homenagem. Agradeço a todos os organizadores e parabenizo a todos os artistas, todos os colegas, que hoje são merecedores também desse prêmio. É uma grande satisfação estar aqui”, disse.

            “O Prêmio Guerra Peixe é dez. Estou muito feliz por estar aqui hoje, são 10 anos do prêmio. Uma década se passou, mas passou rápido porque quando estamos envolvidos em algo que a gente curte é muito prazeroso”, frisa o coordenador do prêmio, Marco Aurêh.

A comissão julgadora que apurou o resultado durante todo o ano passado foi formada pela artista plástica Elisabeth Ferraz; a bailarina, professora e coreografa Isabela Barenco; a jornalista, pesquisadora digital e professora Monica Winter; o jornalista e pesquisador musical Nelson Kuster; o artista plástico e animador cultural Paulo Campinho; o técnico em audiovisual e produtor cultural Rogério Avelino; o músico, compositor e ator Thiago Oliveira; o ator, artista plástico e cenógrafo Arthur Varella e o escritor, músico e professor Marcelo Fernandes.          

            Um dos momentos mais emocionantes da entrega do prêmio foi o “Janela para a Saudade”, que prestou uma homenagem a artistas e produtores culturais que morreram em 2018.

            O prêmio também contou com a participação dos secretários da Turispetro, Marcelo Valente, de Assistência Social, Denise Quintellae de Educação, Marcia Palma; além do diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha;  a sub secretária de Obras, Raquel Mota, entre outras autoridades.

Vencedores:

Música Popular: O Velho Blues.

Música Erudita: Coral Municipal de Petrópolis

Teatro: Teatro Circense Andança (O Chororô do Rio)

Dança: Marcio Rodrigues (atuação 2018)

Artes Visuais: Josiana Oliveiras (Arvorecer)

Literatura: André Tavares (Todos os Pais do Mundo)

Comunicação: Um Programa & Tal (RPT).

Audiovisual: Gustavo Pizzi (Benzinho)

Produção Cultural: FEESPE

Categoria Especial: SESC

Notório Reconhecimento: Reinaldo Gonzaga



Edição anterior (1675):
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Ed. 1675:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1675): quarta-feira, 12 de junho de 2019

Ed.1675:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior