Edição anterior (1843):
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Ed. 1843:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1843): quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ed.1843:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Consumidores devem estar atentos a golpes e fraudes

Procon Petrópolis orienta o público durante o período da Black Friday

Leticia Knibel – especial para o Diário

 

Com a proximidade da Black Friday, que acontece no dia 29, o Procon Petrópolis amplia sua ação na cidade, principalmente conscientizando os consumidores sobre a melhor forma de comprar no período de promoções, bem como a fugir das propagandas enganosas e fraudes que podem ocorrer na data.

Segundo o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá, há 15 dias foram iniciadas as fiscalizações dos estabelecimentos comerciais, os quais tiveram seus produtos avaliados e cadastrados no sistema. “Já nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) voltaremos nessas lojas para apurar possíveis irregularidades nos preços e mercadorias”.

- Neste período de Back Friday já recebemos oito reclamações referentes a produtos não entregues no prazo, diferença de preço e propaganda enganosa (sendo que esta última foi verificada e descartada pelo Procon, pois a loja não havia cometido nenhuma irregularidade) – conta Sabrá, que também ressalta que nenhum estabelecimento é obrigado a participar das promoções ou oferecer descontos nos produtos.

O coordenador destaca que os consumidores devem ficar atentos a: especificações dos produtos (principalmente nas compras online); verificar a política de entrega da loja, visto que, caso o cliente queira, a mesma é obrigada a agendar hora e data; conferir as formas de pagamento, pois cada estabelecimento pode oferecer descontos variados com base na forma de pagamento; direito de arrependimento (se o cliente não estiver satisfeito com a compra, pode devolver o produto e pedir o estorno em até sete dias após a entrega), lembrando que é somente válido para compras online; e pesquisar promoções e anotar (ou fotografar) os valores antes e na data da Black Friday, pois caso haja fraude, o Procon pode ser acionado.

- Vale ressaltar que nos próximos dias intensificaremos nossas ações e, na quinta e sexta-feira, nossa equipe estará na cidade com o Procon Móvel para atender a população, não só apurando denúncias, mas também tirando dúvidas. E na madrugada do dia 29 também estaremos de plantão fiscalizando os estabelecimentos da cidade – conclui Bernardo.

Promoções no Centro

A maioria das lojas do Centro da cidade está participando, de alguma forma, do período de promoções da Black Friday. Desde eletrodomésticos a óculos de grau, os consumidores encontram produtos com até 80% de desconto dependendo do estabelecimento.

A funcionária de uma loja de roupas femininas, que preferiu não se identificar, conta que a promoção das peças começou na terça-feira (26) e as que estiverem com desconto permanecerão assim mesmo depois da Black Friday.

- No ano passado fizemos a promoção, mas não foi muito boa. Este ano esperamos uma melhora nas vendas nesse período, porém, o Natal ainda é o melhor para nós – conta a funcionária, que ainda destaca que as peças estão com desconto entre 10% a 50%.

Já Arthur Keller, proprietário da loja de roupas masculinas K Sant, revela que nesta quinta-feira (28) começam as promoções da loja. “Esperei para oferecer os descontos próximo ao fim da semana, por acreditar ser o momento certo para as vendas e procura por parte do público. A partir de quinta, algumas peças estarão com 10% de desconto; haverá ainda camisas a R$ 19,99”. Keller afirma estar com boa expectativa para a data, apesar de ser o primeiro Black Friday da loja.



Edição anterior (1843):
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Ed. 1843:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1843): quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ed.1843:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior