Edição anterior (1560):
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Ed. 1560:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1560): domingo, 17 de fevereiro de 2019

Ed.1560:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Cuidados com o corpo durante o Carnaval

Aumenta a procura por tratamentos estéticos

Natália Rodrigues - natalia.rodrigues@diariodepetropolis.com.br

 Paula Mato e Mônica Araujo

Com a aproximação do Carnaval, a maior festa popular do Brasil, muitas foliões já estão se preparando para os dias de folia. Como muitas pessoas buscam estar aparentemente bem no verão e conseqüentemente no carnaval, a busca nessa época do ano por tratamentos estéticos costuma aumentar. Exercícios físicos e uma alimentação balanceada também são indicados para quem não quer perder a alegria.

Segundo a nutricionista Barbara Schmid os bons resultados, para quem quer estar bem durante todo o verão, serão alcançados se uma série de medidas forem tomadas. Uma delas é a mudança dos hábitos alimentares, a alteração do cardápio pode começar com uma desintoxicação.

- O principal foco da dieta detox é aumentar o consumo de alimentos orgânicos e pobres em gordura, evitar os produtos industrializados, que são ricos em sal, gordura e aditivos químicos. O consumo destes alimentos auxilia o bom funcionamento dos rins e fígado e com isso, promove a eliminação de toxinas acumuladas no organismo. As preparações são ricas em frutas legumes e verduras, que possuem ação antioxidante – afirmou.

Além da alimentação, existem cuidados para o corpo que contribuem para desintoxicar o organismo, um deles é a drenagem linfática. A fisioterapeuta Monica Araújo explicou que é uns dos tratamentos indicados para eliminar o excesso de líquido, ativar o sistema imunológico, melhorar a oxigenação e a nutrição celular. Além disso, auxilia no sistema circulatório e tem ação relaxante. Apesar dos benefícios, o método é contra indicado para casos de insuficiência cardíaca, infecções agudas, trombose, alergias agudas e insuficiência renal.

- É uma técnica de massagem manual, que tem como objetivo diminuir a retenção de líquidos acumulados nos tecidos do corpo, estimulando a circulação do sangue. A técnica é feita por meio de movimentos suaves e precisos. O método não é doloroso e as pressões feitas na pele, direcionam os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático, onde vai ser eliminado através da urina – relatou.

Esse aumento da demanda faz com que as clínicas de estética ofereçam mais novidades por tratamentos não invasivos. De acordo com a fisioterapeuta Paula Matos da clínica FisioPM , uma nova técnica que garante resultados imediatos chegou a cidade, é a ‘pantala massage’, que assim como a manta térmica e drenagem linfática trabalham a retenção de líquido e a gordura localizada.

- Esta é uma massagem com cosméticos especiais e madeiras que são utilizadas para manobras específicas. A técnica é uma lipomodelagem do contorno corporal, ou seja, ela trabalha modelando o corpo, tratando a celulite, flacidez, circulação e ativação do sistema linfático.

Quem não vai ficar de fora dessa festa é a estudante de pedagogia Camilla de Jesus Carvalho, de 22 anos, que desde criança se apaixonou pelo carnaval quando era levada pela mãe nas matinês. Além de manter uma alimentação regular e leve, ela intensifica as atividades físicas nos dias que antecedem a folia e faz sessões de drenagem linfática.

- Amo o carnaval, minha mãe me levava em matinês e me acabava de tanto dançar, pular. Fui crescendo e o amor por essa festa também. Antes do carnaval tento não comer muita coisa pesada, vigio e me policio com os alimentos que como, porque eu não malho, mas corro todos os dias em média 5 km. Faço drenagem linfática porque elimina os líquidos do corpo além de ajudar a manter a forma – disse.

Camilla conta que já desfilou em escolas de samba, mas o que mais gosta atualmente é curtir a festa nos blocos. Esse ano ela garante que confirmará presença em todos os dias da folia.

- O carnaval para mim começa dias antes quando já procuro saber quando serão os dias de festa no Rio de Janeiro e em Petrópolis. Eu amo curtir nos blocos, já fui a desfiles de escola de samba também é muito legal, mas nada se compara aos blocos de carnaval. Estarei presente em todos os dias, é uma festa que só acontece uma vez no ano, não tem como não aproveitar - informou.



Edição anterior (1560):
domingo, 17 de fevereiro de 2019
Ed. 1560:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1560): domingo, 17 de fevereiro de 2019

Ed.1560:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior