Edição anterior (1679):
domingo, 16 de junho de 2019
Ed. 1679:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1679): domingo, 16 de junho de 2019

Ed.1679:

Compartilhe:

Voltar:


  Bauernfest
 

Desfile de Lanternas movimenta segundo dia de Bauernfest

Neste domingo tem Desfile Folclórico a partir de 10h. Mais dois desfiles acontecem na última semana de festa

                       Ruas do Centro Histórico ficaram ainda mais iluminadas com a passagem do Desfile de Lanternas neste sábado (15.06), o que faz parte da programação da 30ª Bauernfest. A atração é inspirada na tradição germânica secular em comemoração ao dia de São Martinho e que também marca o início do inverno alemão. Famílias de descendentes de colonos, grupos folclóricos, e o público da festa – entre turistas e petropolitanos – participaram do desfile, que começou na Avenida Ipiranga e terminou dentro do Palácio de Cristal, com um concurso que elegeu a lanterna mais bonita.

            O desfile, que acontece tradicionalmente à noite, percorreu também as ruas Koeler, Roberto Silveira e Alfredo Pachá até chegar no coração da Festa do Colono Alemão – que este ano acontece até o dia 30 de junho, com exceção do dia 20, feriado de Corpus Christi. Até o final do evento, serão quatro desfiles, sendo dois de Lanternas e dois Folclóricos, com as famílias dos descendentes de colonos.

            “É muito importante que a gente mantenha tradições da cultura germânica, porque assim a gente homenageia as nossas raízes, homenageia aqueles que chegaram aqui, uma terra totalmente diferente da deles, e fizeram não só um lar, como ajudaram a construir a cidade que somos hoje”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. “Foi muito emocionante ver a participação do público no desfile, com as famílias, crianças, curtindo juntos essa tradição e a festa”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

            Logo após o desfile, um concurso elegeu a lanterna mais bonita. E pelo terceiro ano consecutivo, a aposentada Maria da Glória Esch, de 81 anos, venceu a disputa. “Participo da Bauern desde o início. Eu sou apaixonada por esse desfile e pela Bauernfest. Eu e minha filha sempre construímos as lanternas. Essa foi feita especialmente pra esse desfile. Fiz um moinho”, disse ela, lembrando que é descendente de colonos alemães.

            Além dos próprios petropolitanos, turistas também ficaram encantados com o toda a atração e com a festa. A empresária Maria Nunes, que é do Rio de Janeiro, por exemplo, resolveu se juntar ao grupo e desfilou pelas ruas do Centro Histórico. “Achei maravilhoso, vim pela primeira vez. Não sabia desse costume europeu e achei muito legal. Agora vou conhecer mais um pouco da festa, tomar um chope e curtir a noite. Gostei da organização, a cidade está muito bonita, gostei muito”, disse ela.

            O Desfile de Lanternas acontece também no último sábado da festa, 29, saindo às 19h da Avenida Ipiranga na altura da Igreja Luterana e encerrando também dentro do Palácio de Cristal.

Neste domingo (16), acontece o Desfile Folclórico, com as famílias de colonos germânicos, saindo às 10h da Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial) e encerrando no entorno do Palácio de Cristal. A festa terá intensa programação ao longo de todo o dia, com concursos, apresentações dos grupos de dança folclórica, Jogos Germânicos, teatro, atividades para as crianças, entre outras atrações.

A programação completa está disponível no site da festa: https://www https://www. bauernfestpetropolis.com.br e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/ bauernfest/.



Edição anterior (1679):
domingo, 16 de junho de 2019
Ed. 1679:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1679): domingo, 16 de junho de 2019

Ed.1679:

Compartilhe:

Voltar: