Edição anterior (1559):
sábado, 16 de fevereiro de 2019
Ed. 1559:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1559): sábado, 16 de fevereiro de 2019

Ed.1559:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Edyr Raposo
COLUNISTA

 

 

 A MULHER MARAVILHA desta semana e Priscila Castro,  proprietária da empresa Hip-Boi Cia Dança

De repente

De repente, não mais que de repente, quem não cantar no ritmo o samba enredo político de Petrópolis poderá passar para o segundo grupo. Ou seja: Vai entra na novela Baila Comigo – vai dançar.

Juro que vi

Juro que vi o médico Mauro Peralta caminhando pela calçada da Rua Epitácio Pessoa.

Horário de verão

Termina a meia noite de hoje, sábado, 16 de fevereiro. Portanto temos que atrasar o relógio em uma hora.

Vila Isabel

A Vila Isabel, escola de samba que vai contar a história de Petrópolis na Sapucaí, fará um esquenta de Carnaval no Centro Histórico. O anúncio foi feito na sexta-feira (08.02) durante uma visita ao barracão, na Cidade do Samba, no Rio – onde os preparativos estão a todo vapor para uma das maiores festas populares do mundo. Petrópolis vai receber a bateria e componentes da escola para um desfile. A data será divulgada em breve. A idéia é fazer com que os moradores se aproximem da branco e azul e torçam pela agremiação

Choque de Ordem

Dois menores foram apreendidos e um homem foi preso, todos por uso ilegal de drogas, durante a quarta edição do Choque de Ordem do ano. Oito veículos foram notificados e a ação totalizou média de 20 abordagens. O Choque de Ordem foi realizado na noite de sexta-feira (09.02) pela Guarda Civil, com o apoio da Polícia Militar, CPTrans, Fiscalização de Posturas, Vara da Infância e da Juventude e Conselho Tutelar, em cinco localidades do Centro da cidade

Convite de Blumenau

Uma comitiva de Blumenau, cidade catarinense, fez um convite especial à Petrópolis para fortalecer os laços entre os dois municípios - que são cidades irmãs desde 1990. Em visita na quinta-feira (07.02), secretários municipais entregaram na prefeitura de Petrópolis um convite para a participação de um evento que vai reunir todas as cidades irmãs de Blumenau - são sete no total. O encontro acontece em outubro, na abertura da Oktoberfest, a segunda maior festa da cerveja do mundo.

Bombeiros Civis

Dois grupos de Bombeiros Civis - Águias de Resgata e GEDEN - serão incluídos nas ações de prevenção aos desastres de origem natural realizadas pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. Em uma reunião realizada na sexta-feira (08.02), na Sala de Cooperação da Defesa Civil, ficou determinada a participação das equipes na política pública de Defesa Civil nas Escolas, nas ações voluntárias promovidas pela pasta e no Plano Verão municipal. A principal novidade é o apoio dos Bombeiros Civis na abertura dos pontos de apoio do município em caso de chuvas fortes.

Coral Pró Tempore

  Após a pausa de início de ano, o Coral Pró Tempore retoma as atividades na próxima semana, com a primeira aula no dia 13 de fevereiro. Além do ensaio que abre a temporada de 2019, na data também estarão abertas as inscrições para novos cantores. Não é necessário ter qualquer experiência com a música, o grupo tem apenas uma exigência: interessados precisar ter idade acima de 55 anos para participarem. O coro, criado em 2010, vai além das apresentações e é uma forma de promover e fortalecer a auto estima na terceira idade.

Cultura Alemã

Durante a Reforma Protestante, no século XVI, a música ganhou destaque na cultura alemã e passou a ser usada como ferramenta de instrução e edificação da igreja. E é por isso que atrações musicais não poderiam faltar na programação da Semana da Língua Alemã, que acontece entre os dias 05 e 14 de abril. Já estão confirmados um concerto do Coral dos Canarinhos só com obras em alemão, na Igreja do Sagrado, e um concerto barroco alemão de órgão na Igreja Luterana. A Semana, que está em sua 4ª edição no país, será realizada pela primeira vez em Petrópolis.

 

 Orquídeas e Bromélia

Construído para abrigar tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, o Palácio de Cristal voltou às suas raízes para a XVIII Exposição de Orquídeas e Bromélias, que acontece até o dia 28 de fevereiro. São mais de mil plantas e 500 espécies diferentes, que já estão à disposição do público para admirar e até levar pra casa - com mudas custando a partir de R$ 10. O evento ainda vai contar, no dia 22, às 13h30, com um pequeno workshop. Tanto a entrada quanto a programação são gratuitas.

Defesa Civil nas Escolas

Inédita no país e obrigatória na rede municipal de ensino, a política pública de Defesa Civil nas Escolas vai ganhar espaço nas salas de aulas de 35 colégios particulares. Profissionais de ensino selecionados pelas instituições para darem andamento ao projeto nas unidades participaram de uma reunião na terça-feira (12.02) na Sala de Cooperação da Defesa Civil e puderam conhecer o cronograma do projeto, que permite aos alunos desenvolverem a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos. A principal novidade para este ano é que as escolas que contam com ensino infantil e creche também serão inseridas no projeto. Outro destaque foi a inclusão do tema bem-estar animal dentro da proposta.

Cuca e pão alemão

Quando a gente pensa na herança cultural deixada pelos mais dois mil colonos alemães que chegaram a Petrópolis a partir de 1845, a culinária é uma das características que vem imediatamente à mente. E é por isso que um projeto criado pelo Segmento Germânico na cidade quer transformar a cuca e o pão alemão em Patrimônio Imaterial do município, com o objetivo de preservar esses alimentos, tão consumidos pelos petropolitanos até hoje. Na segunda-feira (12.02), durante assembleia, o Conselho Municipal de Cultura aprovou o tombamento do DeutchesBrot – o pão alemão e da Kuchen – a cuca. O próximo passo vai ser levar o projeto para análise do Iphan.

Segurança

As ações de segurança em prol da tranquilidade e ordenação da Rua Nelson de Sá Earp teve destaque na reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), realizado na noite de segunda-feira (11.02). O encontro ordinário destacou a parcerias dos órgãos de segurança e seus efeitos nos choques de ordens realizados pelo município. Desde o início do ano, foram quatro edições do choque de ordem, resultando em quase 20 jovens apreendidos com bebidas alcóolicas e drogas, notificações de estacionamento irregular, além de apreensões realizadas com o auxílio dos cães da Guarda.

Aposentadoria

As alterações propostas pelo Inpas para garantir a aposentadoria dos futuros servidores aposentados foram apresentadas aos sindicatos dos Servidores Públicos e dos Profissionais da Educação, Sisep e Sepe, na terça-feira (12.02) durante reunião na sede da Prefeitura. O encontro esclareceu dúvidas sobre o tema e apresentou como será feita a segregação de massa, mudança que não aumenta as alíquotas de contribuição de 11%. A proposta foi elogiada pelos sindicalistas, que destacaram a preocupação do governo com o futuro dos servidores.



Edição anterior (1559):
sábado, 16 de fevereiro de 2019
Ed. 1559:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1559): sábado, 16 de fevereiro de 2019

Ed.1559:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior