A média climatológica para o mês em Petrópolis é de 159.8mm, segundo o INMET
Foto: Priscila Torquato / Priscila Torquato– especial para o Diário
O boletim geotécnico divulgado pela Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis nesta sexta-feira (8) mostrou que em 96 horas o município acumulou 150mm de chuva. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) apontam que a média climatológica do mês de outubro para o município é de 159.8mm. Isso mostra que em apenas quatro dias choveu o equivalente a 93,86% do total esperado para todo o mês corrente. Segundo o órgão, o período considerado para o cálculo desta média foram os meses de outubro dos anos 2013, 2014, 2017, 2018 e 2019.
A previsão do tempo para Petrópolis entre este domingo (10) e segunda-feira (11) indica céu nublado a encoberto, com chuva moderada a ocasionalmente forte ao longo do período. Ventos com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 12°C e máxima de 15°C.
Diante da previsão, a Defesa Civil emitiu um alerta sobre os acumulados de chuva. Segundo o órgão, o grau de saturação do solo e peso específico associados às características do relevo do município podem desencadear movimentos mais lentos e contínuos do solo. “Devido à permanência da previsão de chuva para os próximos dias, tais condições tendem a se manter e acabam por agravar este cenário. Sendo assim a Defesa Civil solicita que a população fique atenta para qualquer sinal de instabilidade nas encostas e/ou construções.”
De acordo com a Secretaria, as alterações podem ser observadas pela inclinação de árvores e postes em direção ao sopé do talude. Nas residências tais movimentos podem ser observados pela presença de rachaduras e portas e janelas emperradas. “Caso sejam observadas tais características, entre em contato com a Defesa Civil de Petrópolis através do número 199.”