Edição anterior (1413):
domingo, 23 de setembro de 2018
Ed. 1413:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1413): domingo, 23 de setembro de 2018

Ed.1413:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Noélia Melo
COLUNISTA

 

Geração de Águias

Um Bom Samaritano

Interina - Margarete Pacheco Rattes*

 

“Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”. Lc 10.27

Obedecer este mandamento não é fácil. “Amar o teu próximo como a ti mesmo” que significa  renunciar ao próprio ego, viver o propósito de Deus e não o seu, importar-se com o outro, investir sua vida em salvar outras vidas, esquecer-se de si mesmo e empenhar-se em fazer o outro feliz...

Não é qualquer um que está pronto para isso. Porém, em Juiz de Fora, Deus encontrou e escolheu o jovem Marco Antônio Mendes que estava disposto a viver esse mandamento. Ele sabia que para isso enfrentaria diversos desafios, como a resistência da própria família e até mesmo de amigos.

Obedecendo ao que o próprio Deus lhe determinara, no ano de 1989, o Pastor Marco fundou em Juiz de Fora a Igreja Evangélica Preparatória, uma igreja voltada para pessoas simples e humildes, sim, os descamisados, rejeitados, excluídos pela sociedade; enfermos, idosos, órfãos e viciados... Enfim, uma igreja voltada para todos aqueles que são carentes de Deus, de dignidade, de amor verdadeiro. Após o encontro com Deus, experimentam então a mudança em suas vidas ao viver o Evangelho Genuíno, que é “loucura para os sábios, sabedoria para os simples e poder de Deus para todo aquele que nele crê...”

Próximo de completar seus 30 anos, a Igreja Preparatória segue na mesma visão, mantendo firme o mesmo propósito: Restauração! A conservação dos princípios bíblicos e morais como sendo a exigência de vida e o meio que mantém o homem próximo de Deus.

Ainda em consonância com este projeto restaurador, a  Preparatória iniciou a construção de um Núcleo de Assistência Social, um Centro de Recuperação para dependentes químicos, com futuros projetos de extensão para asilo e orfanato. Este é o Projeto Cafarnaum! Suas instalações estão sendo erguidas em um terreno de 18mil m² cedido pela prefeitura em reconhecimento ao trabalho social que já era desenvolvido pelo Pastor Marco na Igreja, e acreditando que agora será possível fazer muito mais!

A construção se deu com o total apoio dos membros e amigos da Igreja Preparatória. Homens, mulheres, jovens, crianças abriram o coração para ajudar e trabalhar incansavelmente, dia e noite, em prol a realização deste sonho.

Durante todo o período da construção foram vistos verdadeiros milagres, como o caso do profissional Enilson Valente: um homem que perdera os movimentos das pernas, mas não perdeu a valentia. Depois de ter adquirido experiências em construções até em Brasília, tornou-se o mestre de obras do Cafarnaum durante primeira etapa da construção. Nem mesmo a muleta o impedia de percorrer o vasto terreno, e dar as suas idéias, sugestões, subir andaimes e contribuir com tudo o que hoje já está levantado.

Cafarnaum: Esta foi mais uma conquista da Igreja Evangélica Preparatória que caminha para a conclusão das próximas etapas, com a construção dos alojamentos para que enfim possa abrigar e recuperar os dependentes químicos.

Hoje, a Igreja que é sediada em Juiz de Fora possui mais de 25 congregações naquela cidade, alcançou também diversas outras cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Espírito Santo. As congregações são lideradas por pastores e obreiros desbravadores que muitas vezes deixaram o conforto de suas cidades para enfrentarem adversidades na esperança de alcançar os desfavorecidos. É o que acontece, por exemplo, nas comunidades do Rio, onde mesmo diante de ameaças, os obreiros sobem os morros para resgatarem jovens do crime.

Na verdade, os obreiros têm como grande exemplo de amor e coragem seu líder, o Pastor Marco, que já sofreu até mesmo ameaças contra sua família, mas assim acredita que vale apena se arriscar para levar o Evangelho aonde for preciso.

Chegar perto de usuários de uma Cracolândia, sem medo, encarar o desafio de acolher, cuidar, para formar uma Geração de Águias.

Muitos talentos são revelados, como músicos, cantores, cozinheiros, artesãos, administradores, enfim, gente cheia de esperança a partir do trabalho de evangelização. Há aqueles que se tornaram profissionais através do que aprenderam muitos outros.

Mesmo onde ninguém imagina, o Pastor Marco sempre acredita que o Criador pode fazer brotar uma flor. É esta a canção que é o Hino Oficial da Igreja Preparatória e que é entoado pelos membros em todas as suas solenidades.

Nos galhos secos de uma árvore qualquer, 

Onde ninguém pudesse jamais imaginar           

O Criador vê uma flor a brotar,     

 Olhai, olhai, os lírios crescendo no campo   

E o Senhor Nosso Deus os tem alimentado   

Para nossa alegria...                                 

 (Galhos Secos – composição de Osvayr Agreste, da Banda Catedral)

 

 

 Projeto Cafarnaum em Juiz de Fora.  Núcleo de Assistência Social um centro  de recuperação para dependentes químicos.

 

 Pr. Luiz Alberto Rosa da Silva, Pr. Wesley Moreira Melo, Pr.Marco Antônio Mendes e Evangelista Wesley Batista.

 

 Roberto, nosso amigo do shopping Valley, festejando com a filha Roberta a notícia: É menino, é o Theo!!!

 

 Essa é a Nélia, nossa saudade da amiga que nos brindava com sua alegria,  graça e generosidade... Com certeza, está regando aquele jardim que esperamos encontrar um dia.

 

*Margarete Pacheco Rattes - Interina

 



Edição anterior (1413):
domingo, 23 de setembro de 2018
Ed. 1413:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1413): domingo, 23 de setembro de 2018

Ed.1413:

Compartilhe:

Voltar: