Edição anterior (1564):
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Ed. 1564:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1564): quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ed.1564:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Novo setor de Fisioterapia é inaugurado no Centro de Saúde

Unidade garantirá 800 atendimentos por mês em horário estendido de funcionamento

 
            Com capacidade de realizar 800 atendimentos ao mês e ampliar a gama de tratamentos oferecidos, o novo Setor de Fisioterapia do Centro de Saúde Coletiva foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (20.02). Implantado em prédio anexo, oferecendo mais acessibilidade dentro das instalações do Centro de Saúde, a unidade funcionará em horário estendido. A partir de março, a equipe formada por sete profissionais, vai ser organizada para trabalhar em turnos de 7h às 20h.

Entre os atendimentos oferecidos, a nova unidade também possibilitará a realização de tratamentos específicos paracriança e para pacientes que passaram por trauma ortopédicos, como por exemplo, os submetidos à amputação e se preparam para receber próteses. A unidade conta ainda com estrutura para realizar a fisioterapia respiratória, neurológica, oncológica, reumatológica, a ginecológica, além da cinesioterapia, que trabalha a parte motora.

 “Isso aqui é uma conquista. Cada passo que damos para melhorar a vida das pessoas é uma vitória muito grande. Só quem já precisou de fisioterapia sabe a vitória que é ter uma estrutura como essa, que vai oferecer um atendimento digno para a população”, destacou o prefeito Bernardo Rossi no lançamento da unidade.

As conquistas para a Saúde no município, que absorveu 44 mil pessoas que migraram de planos de saúde, além de um aumento no atendimento de pacientes de fora da cidade, que atualmente chega a 12 mil também foram destacados pelo prefeito.  “Estamos evoluindo cada vez mais e vamos continuar melhorando os serviços para a população. Hoje Petrópolis está caminhando para abrir a terceira unidade de urgência em Itaipava, enquanto vemos que há municípios fechando UPAs. Em um momento de crise no país, estamos conseguindo avançar”, reforça.

A nova estrutura possibilitará o atendimento adequado, de acordo com a necessidade de cada paciente. Com três boxes para consultas individuais, mais a sala para a fisioterapia respiratória e a de atividades de grupo, o setor apresenta condições de realizar 26 atendimentos para cada um dos profissionais, por dia. A estimativa é que ao menos cinco profissionais atuem por turno. O ambiente possibilitará que o paciente realize quantas sessões forem necessárias para o tratamento por dia de tratamento. O setor se tornará referência no atendimento de fisioterapia no município. A rede pública conta ainda com as instalações da Unidade Básica de Saúde do Itamarati, com as Academias da Saúde e com quatro clínicas conveniadas na cidade.

“O projeto para a criação do novo espaço priorizou o aumento das instalações para atender mais pacientes, com mais conforto. Com essa unidade garantimos o atendimento de fisioterapia próprio do município e conseguimos sanar uma das necessidades que tínhamos, que era de oferecer um tratamento para os pacientes ortopédicos, que passaram por amputações e precisam de preparação do coto para colocação de próteses. Essa estrutura é um grande avanço para a nossa cidade”, destaca a secretária de Saúde, Fabíola Heck.

Antes da inauguração das novas instalações, os pacientes de fisioterapia do Centro de Saúde eram atendidos em uma sala, com limitação de sessões. “Antes a nossa sala era em local de acesso limitado e agora, além de mais amplo, está melhor instalado na unidade. Ainda vamos ampliar os atendimentos com o funcionamento do terceiro turno”, destaca a diretora do Centro de Saúde, Élida Marta Santos.

A aprovação da nova estrutura já é constatada entre os pacientes. A aposentada Maria Rosa Gouveia, 69 anos, mora no Retiro e há anos faz o tratamento contínuo. Ela é uma que acompanhou as mudanças de instalações do setor, que chegou a funcionar em outra localidade. “Agora sim, o atendimento está muito melhor. O local é mais amplo e está melhor localizado”, conta

Também participaram da inauguração o vice-prefeito, Baninho; o secretário Chefe de Gabinete, Renan Campos e os vereadores Silmar Fortes, Justino do Raio X e Relojão.



Edição anterior (1564):
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Ed. 1564:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1564): quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Ed.1564:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior