Edição anterior (1413):
domingo, 23 de setembro de 2018
Ed. 1413:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1413): domingo, 23 de setembro de 2018

Ed.1413:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Petrópolis investe em divulgação fora da cidade para atrair turistas


 
 Pela primeira vez o município estará com estande próprio na Festuris – a Feira Internacional de Turismo, em Gramado

          Com o dólar lá no alto, não tem faltado turistas brasileiros procurando destinos dentro do próprio país, e Petrópolis quer aumentar sua visibilidade para se manter entre as principais escolhas dos visitantes no Rio de Janeiro. Desde o ano passado, o município vem investindo na participação em feiras especializadas em turismo e, pela primeira vez, estará com estande próprio na Festuris – a Feira Internacional de Turismo, em Gramado, no Rio Grande do Sul, que é considerada pelo trade a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina. O evento acontece entre os dias 08 e 11 de novembro, com a expectativa de receber mais de 10 mil profissionais vindos de todos os continentes.

          A divulgação fora da cidade é uma das estratégias da prefeitura, através da Turispetro, para levantar ainda mais o setor, que     é uma das principais ferramentas para o desenvolvimento do município. Entre as principais, Petrópolis esteve nas duas últimas edições WTM Latin America, evento business-to-business de três dias que promove a América Latina para o mundo, em São Paulo, e a BNT Mercosul, que reúne profissionais de turismo para a realização de negócios entre fornecedores do Brasil e da América do Sul, em Itajai, no Rio.

Segundo o prefeito Bernardo Rossi, esse é o caminho para manter Petrópolis sempre entre os principais destinos turísticos brasileiros. “Com o turismo forte, 30 mil empregos entre comércio, hotéis e restaurantes são beneficiados. Toda a cidade ganha. Petrópolis tem vocação para o turismo e queremos explorar isso ao máximo”, explica o prefeito. “Temos conquistado números excelentes no setor na cidade, atraindo novos visitantes e fazendo que os antigos retornem. A divulgação nas feiras é fundamental nesse processo”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Este ano, Petrópolis estará com participação inédita na Festuris – já que pela primeira vez terá um estande próprio - e justamente na edição especial da feira, que está comemorando 30 anos. O slogan desta vez será “Turismo e negócios sempre viajam juntos”. Mas, antes do evento, na última semana, a secretaria participou da 4ª edição Dia do Guia Jonosake, uma importante feira de divulgação turística realizada no Sítio Jonosake, em Itaguaí, na Região da Costa Verde. A rota cervejeira foi o tema desta edição, que contou com a participação de dois mil guias de turismo de toda a Região Sudeste.

“Ficamos no estande da Região Serrana, junto com Nova Friburgo e Guapimirim. As pessoas perguntaram muito sobre o Natal Imperial e sobre os atrativos da cidade em geral. O estande chegou a ter fila de espera para receberem informações. Diversas cervejarias da cidade também participaram do evento, já que temos um circuito turístico cervejeiro forte no município”, explica Fabricia da Silva, chefe da sessão operacional de eventos da Turispetro, lembrando que o evento também contou com a participação da Rainha da 29ª Bauernfest. Este é o segundo ano que o município participa.

Outra contribuição importante entre as agências e guias de turismo foi 11ª Convenção de Vendas da Schultz, realizada em abril em Petrópolis e que já dá resultados. A operadora já registra 280 passageiros que compraram pacotes para a Cidade Imperial, gerando mais de 900 diárias, chamadas de rooming nights, na língua do turismo. Ao todo, a presença dos agentes pode chegar a movimentar mais de R$ 25 milhões com a venda do “destino Petrópolis”.

Nota A no Mapa do Turismo Brasileiro, o setor em Petrópolis representa R$ 660 milhões do PIB anual do município. No total, a cidade costuma receber 1,6 milhões de visitantes por ano. Nos últimos cinco anos, foi verificado um aumento de 16,8% no total de empreendimentos hoteleiros, passando de 101 em 2013, para 118 em julho de 2018. Atualmente, a cidade oferece 6.153 leitos.



Edição anterior (1413):
domingo, 23 de setembro de 2018
Ed. 1413:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1413): domingo, 23 de setembro de 2018

Ed.1413:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior