Edição anterior (1824):
sexta-feira, 08 de novembro de 2019
Ed. 1824:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1824): sexta-feira, 08 de novembro de 2019

Ed.1824:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Petropolitano garante vaga para competição nacional de poesia


 Nego Preto NP representará o Rio de Janeiro no Slam BR

Camila Caetano – especial para o Diário

Existente no Brasil desde 2014, o Slam é um campeonato de poesias faladas que em seu conteúdo abordam questões de desigualdades no meio social, sejam elas raciais, de gênero, capital, sexualidade e afins. As competições se subdividem em categorias municipais, estaduais, nacionais, e até mesmo, internacionais.

Organizada por Brenda Lima, Karol Cerqueira e Sulamita Costa, a competição chegou em Petrópolis em 2018, e ganhou o nome de Slam Liberdade.

Durante o ano, acontecem várias edições do campeonato com seus respectivos poetas vencedores pra cada uma delas. Após obter certo número de vencedores, ocorre a final municipal, que garante a vaga de um poeta da cidade para a etapa estadual, o Slam RJ.

Esse ano, o vencedor municipal e encarregado de representar Petrópolis no Slam RJ foi o Nego Preto NP. Um poeta, músico e produtor de vídeos.

Hoje, aos 21 anos, Nego Preto conta que escreve poesias desde criança, mas subiu aos palcos pra fazer show musical pela primeira vez em 2011, e foi a partir daí, que começou a recitar poesia, durante seus próprios shows e em saraus pela cidade.

Em 2018 lançou um CD chamado "Té, A Ovelha Nega" no Spotify, e é conhecido principalmente pelos videoclipes "Herança do Batuque" e "Bissexual (Óbvio)".

Além disso, é integrante do coletivo de rap "Lá do B", com integrantes de Petrópolis e Juiz de Fora.

Slam RJ

O evento que ocorreu na noite de 31 de outubro no Circo Voador (Lapa), contou com a participação de 17 poetas vencedores, representando 17 Slam's diferentes pelo estado do Rio de Janeiro. Todos disputavam as duas vagas pra etapa nacional.

A primeira poeta a garantir seu lugar foi a King, representando o Slam Negritude. E, em segundo lugar, representando o Slam Liberdade, ficou o Nego Preto NP.

Ao garantirem suas vagas para a etapa nacional, os poetas representarão o Rio de Janeiro no Slam BR, que acontecerá em dezembro, em São Paulo. O evento contará com a participação de slammers de vários estados do país e, quem vencer, automaticamente se classifica pra etapa internacional, representando o Brasil em Paris.

Vale ressaltar que, até hoje, o Slam BR já teve dois vencedores de São Paulo, dois de Minas Gerais e uma vencedora de Pernambuco. E que inclusive, esta, é primeira vez na história que um petropolitano alcança a etapa nacional para representar o Slam Liberdade.

NP coleciona vitórias como: Concurso Ritmo Alternativo na Poesia, do programa Top Street Dance (2011), Terceiro Rap Contest do canal N² (2017), a primeira Batalha de Beats de Petrópolis (2019), e agora, é a vez de trazer a vitória do Slam BR para o Rio de Janeiro.

- Não espero que vá ser moleza, já foi bem disputado na etapa estadual, então pretendo ir bem preparado pra dar meu melhor e me manter o máximo possível no rolê. Só de poder representar o Rio de Janeiro já é maravilhoso, então que seja o melhor possível. – diz o poeta.

Seu perfil no Spotify, Deezer e Apple Music é Nego Preto NP. No YouTube e no Facebook, NegoPreto NP.

Outras informações sobre o poeta também podem ser encontradas em seu perfil no Instagram @negopreto_np.



Edição anterior (1824):
sexta-feira, 08 de novembro de 2019
Ed. 1824:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1824): sexta-feira, 08 de novembro de 2019

Ed.1824:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior