Uma quadrilha de estelionatários foi desmantelada em uma operação desencadeada por policiais da 106ª DP (Itaipava), na tarde de terça-feira. Eles seriam os autores do “Golpe da Panela”, que lesou, principalmente, moradores e comerciantes dos distritos. Dois homens e duas mulheres foram autuados e vão responder o processo em liberdade.
Os suspeitos são do município de Contagem, em Minas Gerais e foram detidos a tarde de terça-feira, no estacionamento de uma tradicional lanchonete, localizada na reta de Itaipava. “Por enquanto, apenas uma vítima procurou a delegacia, mas realizamos levantamentos e por meio de sites da internet, constatamos que várias pessoas caíram neste mesmo golpe”, explica a delegada Juliana Ziehe, titular da 105ª DP.
Os estelionatários, de acordo com a polícia, utilizavam uma pick-up Hilux, branca. Paravam na porta de residências e estabelecimentos comerciais e ofereciam panelas antiaderente de marcas renomadas. Faziam demonstrações dos produtos e vendiam as mercadorias por cerca de R$ 1 mil.
Os clientes compravam acreditando estar fazendo um bom negócio, porém, depois da saída dos golpistas, quando abriam as caixas, percebiam que a mercadoria entregue não era a mesma oferecida. Se tratava de produto de marca inferior, normalmente vendida por, no máximo R$ 100,00.
Indignada com o golpe, uma vítima procurou a 106ª DP para comunicar o ocorrido e, em menos de 12 horas, a equipe da delegacia de Itaipava conseguiu localizar o grupo. Os quatro suspeitos foram levados para prestar esclarecimentos e além das mercadorias, também foram apreendidas máquinas de cartão de crédito.
Além da autuação por estelionato, a prefeitura foi acionada e efetuou a autuação administrativa.
“É importante que as pessoas estejam atentas e não comprem produtos sem nota fiscal e de procedência duvidosa para evitar cair neste tipo de golpe. Caso tenham sido vítimas, devem comparecer a Delegacia mais próxima para realização do registro de ocorrência”, frisa a delegada.
Veja também: