Edição anterior (2168):
sábado, 17 de outubro de 2020
Ed. 2168:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2168): sábado, 17 de outubro de 2020

Ed.2168:

Compartilhe:

Voltar:


  Outubro Rosa

Prefeitura inicia atendimentos dentro da campanha Outubro Rosa

Fila de mamografia, que chega a 1600 pacientes, começa a ser reduzida

Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário

 

Um mutirão para a realização de 24 mamografias agendadas para pacientes no Hospital Alcides Carneiro, neste sábado (17.10) abre as ações da prefeitura dentro da campanha Outubro Rosa. De acordo com o município até o dia 31 serão realizados exames de mamografia, radiologia, ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética. Também serão feitas coletas de preventivo realizadas pelas equipes de saúde em diferentes unidades da rede pública. O objetivo segundo a Secretaria de Saúde é reduzir a espera de pacientes que aguardam pelos procedimentos. Somente para mamografia a fila de espera chega a aproximadamente 1.600 mulheres. A prefeitura explicou  que fila de pacientes para o exame de mamografia se formou nos últimos seis meses, entre março e setembro, uma vez que todos os exames tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentamento da COVID-19.  No dia 24 acontece o Dia D da campanha com intensificação de exames no Centro de Saúde e no Hospital Alcides Carneiro, além de atendimentos em Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Atuando há 28 anos no suporte e a assistência a pacientes em tratamento de câncer, a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), destaca a importância da realização dos exames.  - Tivemos algumas dificuldades de pacientes com exames em  função da pandemia e com isso uma fila se formou nos últimos meses. A prefeitura se comprometeu, em reunião na quarta-feira passada, a ampliar os exames e fazer os mutirões. A retomada destes procedimentos é muito importante, pois o câncer não espera. O diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento. As mulheres devem procurar seu médico e fazer a mamografia - alerta a presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, Ana Cristina Mattos.  

Segundo a prefeitura os agendamentos estão sendo feitos por contato telefônico feito  pelas unidades de saúde, com os atendentes entrando em contato com os pacientes que aguardavam na fila e efetuando a marcação de data e horário de comparecimento.  Ainda segundo o município, a  orientação para quem não estiver na fila é buscar uma unidade de saúde PSF ou UBS para  através das consultas, identificar a necessidade da realização dos exames. Os mutirões de consultas e exames serão realizados em duas unidades específicas: Hospital Alcides Carneiro e Centro de Saúde. Todas as demais unidades de saúde da cidade também estarão de portas abertas aos atendimentos. 

No dia 24 de outubro,será realizado o "Dia D" da campanha, que terá ações no Centro de Saúde com  coleta de preventivo, ginecologia, nutrição, psicologia, odontologia, orientação de atividades físicas e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites. Segundo a prefeitura também neste caso, todas as consultas serão agendadas e terão intervalo mínimo de 30 minutos para que sejam evitadas as aglomerações, bem como para que seja feita a limpeza e higienização dos consultórios.



Edição anterior (2168):
sábado, 17 de outubro de 2020
Ed. 2168:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2168): sábado, 17 de outubro de 2020

Ed.2168:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior