Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário
Um mutirão para a realização de 24 mamografias agendadas para pacientes no Hospital Alcides Carneiro, neste sábado (17.10) abre as ações da prefeitura dentro da campanha Outubro Rosa. De acordo com o município até o dia 31 serão realizados exames de mamografia, radiologia, ultrassonografia transvaginal, ressonância magnética. Também serão feitas coletas de preventivo realizadas pelas equipes de saúde em diferentes unidades da rede pública. O objetivo segundo a Secretaria de Saúde é reduzir a espera de pacientes que aguardam pelos procedimentos. Somente para mamografia a fila de espera chega a aproximadamente 1.600 mulheres. A prefeitura explicou que fila de pacientes para o exame de mamografia se formou nos últimos seis meses, entre março e setembro, uma vez que todos os exames tiveram sua realização suspensa devido às medidas de segurança para o enfrentamento da COVID-19. No dia 24 acontece o Dia D da campanha com intensificação de exames no Centro de Saúde e no Hospital Alcides Carneiro, além de atendimentos em Postos de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.
Atuando há 28 anos no suporte e a assistência a pacientes em tratamento de câncer, a Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), destaca a importância da realização dos exames. - Tivemos algumas dificuldades de pacientes com exames em função da pandemia e com isso uma fila se formou nos últimos meses. A prefeitura se comprometeu, em reunião na quarta-feira passada, a ampliar os exames e fazer os mutirões. A retomada destes procedimentos é muito importante, pois o câncer não espera. O diagnóstico precoce faz toda diferença no tratamento. As mulheres devem procurar seu médico e fazer a mamografia - alerta a presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos, Ana Cristina Mattos.
Segundo a prefeitura os agendamentos estão sendo feitos por contato telefônico feito pelas unidades de saúde, com os atendentes entrando em contato com os pacientes que aguardavam na fila e efetuando a marcação de data e horário de comparecimento. Ainda segundo o município, a orientação para quem não estiver na fila é buscar uma unidade de saúde PSF ou UBS para através das consultas, identificar a necessidade da realização dos exames. Os mutirões de consultas e exames serão realizados em duas unidades específicas: Hospital Alcides Carneiro e Centro de Saúde. Todas as demais unidades de saúde da cidade também estarão de portas abertas aos atendimentos.
No dia 24 de outubro,será realizado o "Dia D" da campanha, que terá ações no Centro de Saúde com coleta de preventivo, ginecologia, nutrição, psicologia, odontologia, orientação de atividades físicas e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites. Segundo a prefeitura também neste caso, todas as consultas serão agendadas e terão intervalo mínimo de 30 minutos para que sejam evitadas as aglomerações, bem como para que seja feita a limpeza e higienização dos consultórios.