Edição anterior (1675):
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Ed. 1675:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1675): quarta-feira, 12 de junho de 2019

Ed.1675:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Prefeitura lança Plano Inverno 2019 nesta quarta-feira


 Com mais de 60 horas de treinamento das equipes, contando com a presença de 45 instituições diferentes e mais 100 pessoas preparadas para a resposta imediata em casos de queimadas, a prefeitura lança a versão atualizada do Plano Inverno municipal nesta quarta-feira (12.06) na Casa dos Conselhos às 14h. Serão apresentados os planos de contingência do município da estação e suas matrizes de atividades e responsabilidades em cima de duas ameaças: incêndios florestais e estiagem. O objetivo é organizar o pronto atendimento à população em caso de ocorrências. Também serão apresentadas as futuras ações operacionais e humanitárias.

O trabalho realizado pelas equipes da prefeitura dentro do Plano Inverno municipal vem contribuindo na redução do número de casos de incêndios florestais em toda a cidade. O Corpo de Bombeiros registrou 302 queimadas em 2017, sendo 174 atendidas pelo Destacamento de Itaipava. No ano passado, foram 174 casos ao todo, com 78 desses acontecendo na região do terceiro distrito. O plano estabelece ações de resposta para agilizar o atendimento às ocorrências e minimizar os efeitos das queimadas, além de prever ações de conscientização com o apoio de outros órgãos.

 “A organização é fundamental para prevenir as principais ameaças de cada estação no nosso município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Com a adoção dessas medidas, podemos agir no estágio inicial dos incêndios florestais e, até mesmo, evitar que o desastre aconteça, protegendo a fauna, a flora e ainda a vida humana com o emprego de práticas antecipadas e planejadas", completa o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Dentro das ações previstas no Plano Inverno municipal estão o sobrevoo de um drone nas áreas propensas às queimadas em apoio aos órgãos ambientais; o Defesa Civil nas Escolas, reforçando as orientações sobre prevenção no ambiente escolar; e a Blitz Verde, que são operações de caráter educativo, com a entrega de panfletos nas comunidades. O treinamento das brigadas operacionais de apoio no combate aos incêndios florestais já foi realizado.

 “O trabalho preventivo é importante para conscientizarmos a população dos problemas causados pelas queimadas. São duas frentes de trabalho importantes e contamos com o apoio dos petropolitanos”, completa o secretário de Defesa Civil.

Também serão realizadas ações em conjunto com a Secretaria de Assistência Social com foco na ajuda humanitária. A primeira delas é a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores. Uma barraca está montada na Praça Dom Pedro para receber o material, além da sede da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo, 128, no Centro, ser ponto de recolhimento. O encerramento será no dia 5 de julho, quando acontece uma Festa Julina solidária aberta para a população.

“Sabemos que durante o inverno o frio em Petrópolis é intenso e a nossa campanha busca contribuir com as pessoas que mais precisam. Uma das vertentes mais importantes da Defesa Civil é a ajuda humanitária”, explica Paulo Renato.

O Plano Inverno municipal é um trabalho da prefeitura realizado em conjunto com o Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica, Cruz Vermelha, SAMU, órgãos ambientais, sociedade civil e todos os setores do governo municipal.



Edição anterior (1675):
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Ed. 1675:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1675): quarta-feira, 12 de junho de 2019

Ed.1675:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior