Edição anterior (1766):
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Ed. 1766:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1766): quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Ed.1766:

Compartilhe:

Voltar:


  Ambiente

Preservação do meio ambiente: alunos do CEI Hermínia Matheus distribuem mudas na comunidade

Ação teve como objetivo despertar atenção para o cuidado com a natureza


 
 
 A salsinha, é uma planta rica em antioxidantes e em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Fácil de plantar, a salsinha foi a semente distribuída pelos alunos do CEI Hermínia Matheus para a comunidade do São Sebastião na última segunda-feira (09.09). A ação teve como objetivo chamar a atenção da população para preservação do meio ambiente.

Os alunos também distribuíram pelas ruas e comércio do bairro, um folder com dicas de como podemos contribuir na proteção e preservação da natureza. “Agradecemos todos que nos receberam com tanto carinho! Aguardamos as fotos das mudinhas plantadas!”, explicou a diretora do CEI Hermínia Matheus, Carla Corrêa.

Ainda de acordo com a diretora do CEI, a atividade colabora com os objetivos do Referencial Curricular Nacional. “Na semana de comemoração da nossa Pátria, refletimos com os nossos alunos em relação a questão ambiental, que é de vital importância para garantirmos a melhor qualidade de vida. Quanto mais cedo abordarmos esse tema com as crianças, maiores são as chances de despertar a consciência pela preservação do meio ambiente, do lugar onde vivemos, a começar pela nossa casa, escola, bairro, cidade. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação. Isso é cidadania, crianças conscientes de seu papel na transformação da nossa sociedade”, disse.

No folder distribuído pelos alunos do CEI Hermínia Matheus, dicas importantes como: usar menos o carro, consumir menos carne, usar água com moderação, conhecer a produção e a origem dos alimentos e praticar a empatia e o respeito ao próximo

O CEI Hermínia Matheus atende 123 alunos do 1º ao 5º período da educação infantil e é um dos espaços criados pelo poder público para atendimento de crianças na educação infantil. Funcionando desde 2018 no São Sebastião, o CEI é um dos pontos de atendimento: o poder público mantém 5.638 alunos de até 5 anos em Centros de Educação Infantil. O atendimento ocorre de forma integral: quatro refeições, cardápios formulados por profissionais e atividades pedagógicas dirigidas, de acordo com a idade.

“O CEI é uma referência no atendimento. Agradecemos o empenho da equipe e o carinho com que a comunidade recebe os nossos alunos”, afirma a secretária de Educação, Marcia Palma.

Mais vagas para educação infantil

O poder público planeja criar até 2 mil vagas na educação infantil até 2020. “Inauguramos nesse ano o CEI Augusto Meschick, na 24 de Maio, e outros espaços serão inaugurados até o final do ano, para garantir o aumento no número de vagas. Até 2020 serão 2 mil vagas na educação infantil”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

De acordo com o planejamento do poder público, até novembro, serão inaugurados quatro CEIs que irão oferecer 800 novas vagas. Além dessas, ainda serão ofertadas em espaços que já estão em funcionamento no Bingen, Centro e Jardim Salvador, novas vagas. Até o fim de 2020 serão inaugurados espaços na Estrada da Saudade, Independência, Cascatinha, Itaipava, Castelo São Manoel e Carangola, concluindo a meta da Secretaria de Educação.



Edição anterior (1766):
quarta-feira, 11 de setembro de 2019
Ed. 1766:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1766): quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Ed.1766:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior