Edição anterior (1715):
segunda-feira, 22 de julho de 2019
Ed. 1715:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1715): segunda-feira, 22 de julho de 2019

Ed.1715:

Compartilhe:

Voltar:


  Oportunidades
Programa Residência de Software do Serratec

O Programa Residência de Software é um projeto realizado pelo Serratec e seus parceiros, que promoverá a imersão tecnológica em desenvolvimento de software, preferencialmente, para jovens do nível médio ou pessoas que buscam qualificação para realocação no mercado de trabalho.

O programa visa aumentar a oferta de profissionais qualificados na área de tecnologia para atrair empresas do setor à Região Serrana e expandir as empresas que já estão situadas. Saiba mais no site: http://serratec.org/residencia-de-software/. Esta primeira versão do programa será implementada na cidade de Petrópolis, podendo se expandir para a cidade de Teresópolis e de Nova Friburgo.

Este projeto busca proporcionar uma imersão no ensino de tecnologia, combinando conhecimento teórico com atividades práticas, para que o aluno se torne um profissional completo, aplicando os conhecimentos em projetos reais, concedidos pelas empresas parceiras.

A dinâmica irá acontecer da seguinte maneira: as empresas irão disponibilizar um projeto a ser desenvolvido pelos alunos, conforme eles forem adquirindo conhecimento, levando assim, o profissional a experiências diretas, como se estivesse dentro da empresa, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Serão selecionados 66 alunos que irão compor 3 turmas. A seleção será feita por meio de uma prova com conteúdos gerais, como português, matemática e lógica, e levará em consideração conhecimentos de algoritmos como diferencial, mas não eliminatório. A outra etapa do processo seletivo se dará por uma entrevista avaliativa, que irá levar em consideração: engajamento, disponibilidade e proximidade do aluno com o local do curso. As inscrições já estão abertas para todos os interessados. Faça sua inscrição no site: http://serratec.org/residencia-de-software/ para se candidatar a uma vaga no programa até o dia 22 de julho.

A residência que terá a duração de 4 meses e meio e não terá custo algum aos alunos selecionados. No entanto, o aluno terá que estar 100% dedicado ao programa, não podendo ter nenhum vínculo empregatício durante o processo. Os alunos ainda terão um auxílio para cobrir os gastos com transporte e alimentação. O programa é composto com aulas de Lógica, Matemática e Algoritmos, além de conhecimentos específicos, treinando o aluno para desenvolvimento mobile, nuvem e web, utilizando as últimas tecnologias do mercado, permitindo ao aluno ter espaço em qualquer empresa de software dentro e fora do país. O programa também contará com Coaching de Alta Performance e aulas de Inglês.

O aluno terá aulas pela manhã e no período da tarde irá participar de dinâmicas práticas em equipes divididas de acordo com as empresas parceiras. Após o período da residência, os alunos terão a oportunidade de serem contratados pelas empresas de seus respectivos projetos. E mesmo aqueles que não forem selecionados pelas empresas participantes, receberão total apoio para achar a primeira oportunidade de emprego.

Este projeto está sendo apoiado por diversas instituições, como a FIRJAN, as Prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo e a FAETERJ, através do SECTI (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro), para que o projeto seja materializado. O Serratec está trabalhando em outras parcerias para que o curso seja realizado no Quitandinha.

“Precisamos ampliar a oferta profissional de uma das principais funções da área de tecnologia, o programador. Não temos como crescer nossas empresas ou atrair novas, sem profissionais capacitados nas tecnologias mais recentes. Vamos formar mais de 130 profissionais por ano, mais que todas as universidades da região somadas”, disse Marcelo Carius, Presidente do Serratec e CEO da Neki IT.

O programa Residência de Software foi realizado em 2010 pela Neki IT, empresa do Serratec que está doando know-how para a realização do projeto atual. Nesta época, foram treinadas 22 pessoas, predominantemente, do ensino médio, com 100% de empregabilidade ao final do processo. A partir deste ano, o programa será realizado pelo Serratec para todas as empresas associadas.

Não perca sua oportunidade e faça a inscrição: http://serratec.org/residencia-de-software/. Se você tem uma empresa e se interessou em fazer parte deste projeto, entre em contato pelo e-mail: contato@serratec.org.



Edição anterior (1715):
segunda-feira, 22 de julho de 2019
Ed. 1715:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1715): segunda-feira, 22 de julho de 2019

Ed.1715:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior