Edição anterior (940):
quarta-feira, 07 de junho de 2017
Ed. 940:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (940): quarta-feira, 07 de junho de 2017

Ed.940:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Secretaria de Saúde promove três pré-conferências de Saúde

Primeiro encontro é nesta quarta-feira

Evento terá como tema a “Evasão dos Profissionais de Saúde da Rede Pública no SUS”

Palestra é um preparatório para a Conferência Municipal que ocorrerá em julho

A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoverão pela primeira vez no município, três pré-conferências preparatórias para 14ª Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá em julho. O primeiro da série de encontros será realizado nesta quarta-feira (07.06), a partir das 18h, no Centro de Saúde e terá como tema “Evasão dos Profissionais da Saúde da Rede Pública do SUS”. Os dois encontros seguintes versarão sobre “Determinantes Sociais da Saúde e “Judicialização da Saúde”.

Manter os profissionais de saúde atuantes na rede municipal é um dos grandes desafios da Secretaria de Saúde. A pasta realizou um estudo recente que aponta que 70% dos médicos atuantes na Atenção Básica ficam em média de 2 a 3 anos trabalhando nos Postos e Unidades Básicas de Saúde. A falta de fixação desses profissionais acarreta diretamente na qualidade do atendimento dos pacientes, uma vez que a reposição do quadro é feita somente através da convocação dos aprovados em concurso público em um processo que demora em média 60 dias.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que é a primeira vez que o município faz as pré-conferências. Os próximos encontros serão no dia (13.06) no CIEP em Corrêas onde serão debatidos os ‘Determinantes Sociais da Saúde’ e no dia (26.06) novamente no Centro de Saúde com apresentação de uma palestra sobre a ‘Judicialização da Saúde’.

“As conferências são fóruns que a sociedade civil possui para discutir novas propostas e apontar soluções aos problemas que envolvem a nossa população. Nas pré-conferências o público poderá se aprofundar a cerca dos temas e contribuir de forma mais efetiva dos eixos de discussão em julho. Além do centro da cidade vamos ter uma palestra também em Corrêas para envolver ao máximo os moradores do nosso município”, afirma Silmar Fortes.

A superintende de Atenção a Saúde, Fabíola Heck que conduzirá a palestra desta quarta-feira, explica que é de grande importância que a população participe da pré-conferência e que traga para o debate a situação da saúde em suas comunidades.

“Nós iremos apresentar a dificuldade, mas estamos abrindo o debate junto a população para que juntos possamos buscar soluções e melhorias. Fixar os profissionais, principalmente os médicos, nas unidades é uma grande dificuldade. Muitos deles são recém formados e no período de residência abandonam o concurso para seguir em suas carreiras. Então cabe a nós convocarmos novos médicos do concurso em um processo que demora até preenchermos as vagas”, avalia Fabíola Heck.

As pré-conferências são um preparatório para a 14ª Conferência Municipal de Saúde que ocorrerá nos dias 07 e 08 de julho que ocorrerá no auditório da FMP/Fase. O objetivo é de analisar os avanços e retrocessos na área de Saúde do município, propondo diretrizes para formulação de Políticas Públicas.

O coordenador da comissão organizadora da conferência e membro do ComSaúde, Thiago França afirmou que a discussão sobre a Saúde do município ganhará ações mais efetivas com a participação da população, membros do governo e conselheiros.

"O ideal é que se tenha o maior número de pessoas para que todos possam se informar e entender como a rede de assistência em saúde funciona. As pré-conferências são espaços para amadurecimento dos temas que serão debatidos em julho então é uma oportunidade ímpar para que nós conselheiros possamos ouvir o que a população deseja, pois afinal nós a representamos ao votar e tomar decisões para o município em cada reunião do Conselho de Saúde", disse Thiago França.

As inscrições para participar da Conferência já começaram e vão até o dia 14 de junho, de 09 às 16h, na Sede do Conselho Municipal de Saúde, situada na Avenida Barão do Rio Branco, 2846, Centro ou através do site: www.petropolis.rj.gov.br.



Edição anterior (940):
quarta-feira, 07 de junho de 2017
Ed. 940:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (940): quarta-feira, 07 de junho de 2017

Ed.940:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior