Edição anterior (940):
quarta-feira, 07 de junho de 2017
Ed. 940:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (940): quarta-feira, 07 de junho de 2017

Ed.940:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde


Secretaria de Saúde sensibiliza população a se vacinar contra gripe

Campanha termina nesta sexta-feira (09.)

 

Faltando quatro dias para o fim da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização contra influenza, doença que já levou à óbito duas mulheres este ano e há ainda duas crianças em tratamento com suspeita da doença. Nesta segunda-feira (05.06) a imunização foi aberta para toda a população e não apenas para os grupos prioritários, atendendo à determinação do Ministério da Saúde na última sexta-feira (02.06). Mas, a procura pelas doses continuam baixas: nesta segunda-feira (05.06) apenas 700 pessoas foram vacinadas em 41 unidades do município.

Atualmente, há 52.700 pessoas vacinadas em Petrópolis e a preocupação com o avanço da doença durante o inverno é uma realidade. Ainda mais entre as crianças, um dos públicos mais vulneráveis e menos imunizados durante o período. Há 5.037 crianças protegidas contra gripe – menos de um terço do público alvo, considerando que a expectativa é imunizar 16.292.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, faz um alerta aos pais para que levem as crianças para se vacinar ainda esta semana, já que a campanha continuará enquanto restarem os estoques.

“Este é o momento de se vacinar toda a família, as doses estarão disponíveis nas unidades enquanto durarem os estoques. A gripe que é uma doença aparentemente simples, mas que pode evoluir gravemente, principalmente entre as crianças, gestantes e idosos”, alerta o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Com a queda nas temperaturas, a probabilidade de aumento nos casos de doenças respiratórias é grande. Por conta disso, a coordenação de Epidemiologia alerta que a população deve se imunizar o quanto antes. Isso porque a proteção contra influenza só ocorre de 10 a 15 dias após a aplicação da vacina.

“A vacinação é a melhor forma de se proteger. As pessoas podem pegar o vírus da gripe neste período de frio, ainda mais porque se concentram em ambientes fechados e sem circulação de ar. A vacina é o único meio de se prevenir contra a doença. Todos que ainda não se vacinaram devem buscar uma unidade de saúde para se imunizar”, alerta a coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso.

Diariamente, as doses estão disponíveis em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço.

 


Edição anterior (940):
quarta-feira, 07 de junho de 2017
Ed. 940:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (940): quarta-feira, 07 de junho de 2017

Ed.940:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior