Edição anterior (1843):
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Ed. 1843:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1843): quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ed.1843:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

 

 

Simpósio sobre pessoa com deficiência será realizado na Casa dos Conselhos

A feira terá palestras e debates sobre os direitos deste público; evento é promovido pela OAB

Yasmim Grijó

Na próxima sexta feira, dia 29, Petrópolis receberá o primeiro Simpósio em Defesa da Pessoa com Deficiência: Cuidados e Inclusão. O evento é promovido pela 3° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Petrópolis). Diversos temas para os cuidados e a inclusão serão abordados.

A presidente da comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB,Milene Lima Acosta, contou que, desde quando ela assumiu o cargo, em junho, percebeu que as pessoas deficientes precisam ser mais vistas pela sociedade, lutar pelos direitos e não desmotivarem.

Segundo dados do IBGE, estima-se que cerca de 12 milhões de brasileiros tenham algum tipo de deficiência, das mais variadas. São pessoas que, apesar de estarem protegidas pela Lei Brasileira de Inclusão, desde 2015, ainda enfrentam barreiras para a sua inclusão, sofrendo com a invisibilidade e exclusão no espaço urbano.

Assim, a presidente explica que o I Simpósio é aberto a toda a comunidade petropolitana e tem o objetivo de esclarecer e promover os direitos das pessoas com deficiência, com enfoque multidisciplinar.

- É um tema para alertar toda a população de que não deve tratar ninguém com diferença. Devemos ter mais empatia com o próximo e não querer ser melhor nem pior. No assunto abordado, também queremos auxiliar e conscientizar os judiciários e responsáveis pelos direitos destas pessoas. Será uma tarde de grande aprendizado e trocas – disse.

Milene ressalta que o processo de inclusão é o passo mais importante para harmonizar a vida em sociedade, e isso, é um ato de amor e respeito. É necessário  incluir as minorias que são discriminadas e sofrem todos os tipos de violência, fazendo com que os próprios deficientes se sintam parte e se aceitem como são.

A feira terá a presença de Luciane Cruz, presidente da Associação dos Surdos em Petrópolis;  Fabiana Pimentel, doutoranda em Educação pela UERJ; e a advogada Adriana Semola palestrarão sobre educação e inclusão. Adilson Klôh, defensor público criminal, falará sobre a pessoa com deficiência no contexto criminológico; e Celso Quintella, promotor de justiça, esclarecerá sobre os direitos da pessoa com deficiência no contexto coletivo.

O evento será na Casa dos Conselhos, Avenida Koeler nº206, Centro. A abertura será de 14h30 às 17h e aberto para todo o público. No dia, ainda terá sorteio de brindes. Para quem puder, a comissão pede para que levem uma lata de leite ou fralda tamanho G. Para realizar a inscrição, é necessário o contato pelo telefone: (24) 2243-3890 ou petropolis@oabrj.org.br



Edição anterior (1843):
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
Ed. 1843:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1843): quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Ed.1843:

Compartilhe:

Voltar: