Edição anterior (1705):
sexta-feira, 12 de julho de 2019
Ed. 1705:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1705): sexta-feira, 12 de julho de 2019

Ed.1705:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
Vida Militar
... e outros assuntos

 Eng. Mil. Jorge da Rocha Santos
amirp.petropolis@gmail.com

 

 


 Dia 12 - Neyde Cherem Peixoto,  Leonardo Ribeiro da Silva; dia 13 - Malvina Nunes da Silva; dia 14 - Dilza Masson Franck; dia 16 -  Maurício de Souza Coutinho; dia 17 -  Joana Cândida de Mello Vivarini.A Coluna Vida Militar e a AMIRP parabenizam a todos desejando saúde e felicidades. (foto  - aniversariantes amirp)

 

MÃE DO ANO AVANB 2019 – dia 26 de maio a Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis e a Associação dos Veteranos Amigos do Nosso Batalhão (AVANB) realizaram, no Centro General Ernani Ayrosa, o “Almoço das Mães”. Na ocasião a senhora Iva Terezinha Koslowski Medeiros foi homenageada com o Diploma de “Mãe do Ano AVANB”. Na fotografia a Sra. Iva Medeiros exibe o Diploma de Mãe do Ano AVANB. Foto Ernani de Oliveira. (foto – Mãe AVANB)

 

 DISTRIBUIÇÃO DA REVISTA “AMIRP 25 ANOS” – Na oportunidade do almoço homenageando as mães, no dia 26 de maio, os associados e convidados participantes do evento receberam a revista “AMIRP 25 ANOS” comemorativa do Jubileu de Prata da Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis. Na foto Cel. Rocha Santos, redator da Coluna Vida Militar; Tencel. Allan, Cmt. do 32º BIL e Cel. Wendell, Cmt. do Centro Gen. Ernani Ayrosa exibem seus exemplares em companhia do Cap. Teixeira Paulo, Presidente da AMIRP.  (foto  - Rocha, Allan, Wendell, Teixeira)

 

 

 FEIJOADA DA ALEGRIA PRÓ-MUSEU DA FEB – A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB) Regional Petrópolis, em parceria com o 32º Batalhão de Infantaria Leve (32º BIL), visando angariar fundos para manutenção do Museu da FEB, realizará no dia 14 de julho, domingo, às 13:00 horas, nas dependências do 32º BIL (Av. Duque de Caxias s/nº, Quarteirão Presidência), “A Feijoada da Alegria Museu da FEB”.  Convite a R$ 45,00 por pessoa, estando inclusos: estacionamento, sobremesa, refrigerante, suco e água. Ingressos à venda no Museu da FEB (Av. Koeler nº 255, atrás do Palácio Rio Negro), na sexta-feira dia 12, no sábado dia 13. Venda no 32º BIL, no domingo, dia 13.  Ajude o Museu da FEB, o relicário das lembranças dos ex-combatentes petropolitanos. (foto   - FEB)

                                                                                              

 HOMENAGEM AO SOLDADO MÁRIO KOZEL FILHO (Noticiário do Exército, 26 de junho de 2019) – No dia 26 de junho, o Exército Brasileiro prestou a sua homenagem ao terceiro-sargento Mário Kozel Filho, militar morto durante um atentado contra o Quartel-General do Ibirapuera, em São Paulo. A data faz referência ao dia da morte do militar  que, na madrugada do dia 26 de junho de 1968, estava em seu posto, quando avistou um veículo desgovernado bater nas instalações do quartel-general. Kozel aproximou-se do veículo a fim de socorrer os possíveis ocupantes quando foi atingido por uma violenta explosão morrendo na hora. Outros militares que estavam de serviço foram gravemente feridos. Os danos só não foram maiores porque o carro-bomba não conseguiu invadir o aquartelamento. O soldado Mário Kozel Filho morreu no cumprimento do dever e, para honrar a sua memória, foi admitido, em decreto de 15 de julho de 1968, no Grau de Cavaleiro da Ordem de Mérito Militar, post mortem, pelo Presidente da República.

Por consequência, foi promovido à graduação de terceiro-sargento. O Exército Brasileiro cultua a memória do sargento Kozel para fortalecer o princípio constitucional de repúdio ao terrorismo e relembrar um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: o de promover o bem de todos. (foto  - Kozel)

NORTE DE QUADRÍCULA OU NORTE GEOGRÁFICO? (Cel. Eng. Mil. Jorge da Rocha Santos) –.  Na vida de caserna a aprende-se a lidar com mapas, bússolas e outros instrumentos de navegação visando deslocamento em qualquer território. Num mapa temos o Norte de Quadrícula (NQ), direção dada pelas linhas verticais no papel. Porém o norte de quadrícula diverge do norte geográfico ou norte verdadeiro (NV). A navegação pelo norte de quadrícula é adequada para curtas distâncias, no máximo 300 metros, mais do que isso há uma divergência do rumo em relação ao Norte Geográfico tornando-se necessária a correção. Para a escolha de um caminho, a formação militar ensina perguntar: “por onde vou?”, “quando vou?”, “como vou”? Também ensina a localizar um objetivo em termos de direção, distância, natureza, particularidades, etc. Considera as possibilidades do opositor no que ele pode oferecer em termos de dificuldades. Assim também na vida fora da caserna. Os militares que assessoram diretamente o Presidente são homens inteligentes, com expressiva bagagem de conhecimento, visão estratégica, maturidade e habilidade. Daí a perplexidade na ocorrência de alguns atos, pronunciamentos e açodamento em decretos e medidas provisórias. O que acontece nos bastidores? É a pergunta que fica. No presente, constata-se a necessidade de correções para o Norte Geográfico ou Norte Verdadeiro do progresso do País. Que assim seja! (foto  - NQ x NV)

 

 “Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.” (Confúcio)



Edição anterior (1705):
sexta-feira, 12 de julho de 2019
Ed. 1705:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1705): sexta-feira, 12 de julho de 2019

Ed.1705:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior