Edição anterior (2252):
sábado, 09 de janeiro de 2021
Ed. 2252:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2252): sábado, 09 de janeiro de 2021

Ed.2252:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

20 petropolitanos morreram por covid-19 nos primeiros 7 dias do ano

Entre as mortes divulgadas, uma gestante de 22  anos e uma jovem de 28

Petrópolis já tem 414 famílias que perderam parentes para a doença

Jaqueline Ribeiro - Especial para o Diário

Com mais 18 mortes confirmadas ontem pela Secretaria de Saúde,  Petrópolis alcançou a triste marca de 414 famílias que perderam parentes para a covid-19. Somente nos primeiros sete dias do ano, 20 moradores da cidade morreram em consequência de complicações provocadas pelo novo coronavírus. O boletim aponta registros das vitimas mais jovens da doença na cidade: uma gestante de 22 anos, que morava no distrito de Pedro do Rio e não tinha nenhuma comorbidade, e uma jovem de 28 anos, que morava no Retiro e tinha doença renal crônica.  Além das 414 mortes confirmadas, Petrópolis tem ainda 16 óbitos suspeitos, referentes a pacientes que morreram com sintomas da doença e cujos exames ainda estão em análise.

Dados de boletins da prefeitura divulgados entre segunda e sexta-feira desta semana - de 4 a 8 de janeiro - mostram 49 mortes contabilizadas pela Secretaria de Saúde na primeira semana do ano. Foram 28 pacientes que morreram em dezembro; 20 nos primeiros sete dias de janeiro; e um paciente que morreu em  novembro do ano passado e cujo resultado do exame com a confirmação para covid foi divulgado esta semana. Entre as mortes registradas na cidade há pessoas de todas as faixas etárias que estiveram internadas em hospitais públicos e privados.

Embora a maior parte dos óbitos registrados seja de pessoas com mais de 60 anos, há registro de mortes de jovens e adultos jovens, sendo a mais nova das vítimas a  gestante de 22 anos. Ela foi internada no Hospital Alcides Carneiro no dia 27 de dezembro e teve o óbito confirmado no dia 5. Sem apresentar qualquer tipo de comorbidade (doença pré-existente), a jovem teve morte encefálica.        

Boletim divulgado ontem aponta que 81 novos casos de covid-19 foram contabilizados pela Secretaria de Saúde em 24h. No fim da tarde, 89 pacientes permaneciam internados em estado grave em leitos de UTIs-covid e 95 pessoas estavam em tratamento em leitos clínicos, totalizando 184 pacientes internados em hospitais públicos e privados da cidade. 

Diante do aumento de casos, o prefeito interino Hingo Hammes e o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho vêm fazendo alertas e apelos à população.  

- O combate ao novo coronavírus precisa ser feito em conjunto pelo poder público e a sociedade. Cada pessoa precisa fazer a sua parte para evitar uma explosão de casos. Estamos somando esforços com a iniciativa privada para unificar as ações e trabalhando para melhorar o atendimento da população, mas tudo isso será feito em vão se os cidadãos não seguirem as recomendações de distanciamento social e higiene - afirmou o prefeito, que esta semana se reuniu com infectologistas e diretores das unidades públicas e privadas.

Também preocupado com o avanço dos casos, principalmente com a perspectiva de aumento na próxima semana, ainda por conta do impacto das aglomerações de fim de ano,  o secretário de Saúde Aloísio Barbosa Filho, vem destacando que mesmo com as notícias sobre a vacinação a população deve manter os cuidados para evitar um colapso no sistema de saúde.

- Nossa principal preocupação é a capacidade de atendimento da rede que depende não só de estruturas físicas, mas também de um número elevado de profissionais capacitados para o atendimento - destacou.

Os dados divulgados no boletim da prefeitura na sexta-feira (08.01) apontam que Petrópolis tem 12.724 casos confirmados. O município tem ainda 1.833 casos ainda em análise e registra 9.665 pacientes recuperados da doença.



Edição anterior (2252):
sábado, 09 de janeiro de 2021
Ed. 2252:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2252): sábado, 09 de janeiro de 2021

Ed.2252:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior