Edição anterior (1639):
terça-feira, 07 de maio de 2019
Ed. 1639:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1639): terça-feira, 07 de maio de 2019

Ed.1639:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Aberta no Palácio Rio Negro a temporada de montanhismo em Petrópolis


 A temporada de montanhismo em Petrópolis foi aberta oficialmente neste fim de semana. O evento que marcou o início do período aconteceu no Palácio Rio Negro e contou com palestras, workshops, muro de escalada infantil, exposição de equipamentos e uma caminhada ecológica. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente com o apoio de outros setores da prefeitura, o lançamento também teve apoio do Centro Excursionista de Petrópolis (CEP), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer) e do Exército. O objetivo da ação é conscientizar os petropolitanos e turistas que frequentam esses espaços sobre a importância de proteger o patrimônio histórico-natural da cidade.

“Buscamos incentivar a presença de turistas na cidade. Petrópolis tem um grande potencial para as atividades em meio a natureza. Recebemos diversos visitantes por ano para trilhas, esportes radicais e outras atividades na natureza", destacou o prefeito Bernardo Rossi, ressaltando as ações de conscientização realizadas pelo município. "É importante trabalharmos essa conscientização, discutindo e debatendo sobre a preservação do nosso patrimônio natural", completou o prefeito.

Com mais de 200 trilhas, Petrópolis recebe cerca de 150 mil pessoas por ano entre maio e setembro, que vêm em busca exclusivamente desse contato com as montanhas e as belezas naturais do município. A ideia é incentivar as atividades para que mais turistas visitem a cidade neste período. Durante o evento, a Secretaria de Meio Ambiente lançou o Calendário de Caminhadas Ecológicas da Secretaria de Meio Ambiente.

"O evento teve como objetivo comemorar e sensibilizar toda população de Petrópolis e os nossos visitantes sobre a importância deste importante Patrimônio Natural que é de pertencimento de todos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Renato Couto. "A abertura aconteceu justamente no melhor período para a prática de atividades nas montanhas. É importante cuidar desses espaços, que encantam todos os visitantes", frisou Letícia Leal, presidente do CEP.

A iniciativa, promovida pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, vai contribuir para a preservação ambiental em todo o município. Petrópolis possui cerca de 84% do seu território protegido por UCs - Unidades de Conservação. "A intenção é sensibilizar as pessoas para que tenham responsabilidade socioambiental. Estamos entrando em um período em que ocorrem queimadas e incêndios florestais, e precisamos trabalhar para diminuir o número de ocorrências”, contou o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Anderson Campos.

Anualmente, milhares de montanhistas curtem as trilhas e os caminhos de montanhas de Petrópolis, para a prática de Trekking, Camping, Travessias, Caminhadas Ecológicas, Mountain Bike, Trail Run, cada um com o seu desafio e destino de Turismo Ecológico. A cidade também está se preparando para receber grandes eventos no período. Chegando em sua 6ª edição, a XC RUN, será realizada no dia 20 de julho no Parque Municipal, em Itaipava. Já em agosto, o município recebe nos dias 24 e 25, uma etapa do Xterra em Itaipava.

 "Nossas montanhas atraem turistas de todo país e até de fora. Buscamos incentivar a presença de mais turistas conhecendo as belezas naturais de Petrópolis. Além da própria natureza, os eventos ajudam a atrair pessoas vindas de fora para a cidade, o que movimenta hotéis, restaurantes e o comércio", afirmou o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.



Edição anterior (1639):
terça-feira, 07 de maio de 2019
Ed. 1639:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1639): terça-feira, 07 de maio de 2019

Ed.1639:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior