Edição anterior (1956):
quinta-feira, 19 de março de 2020
Ed. 1956:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1956): quinta-feira, 19 de março de 2020

Ed.1956:

Compartilhe:

Voltar:


  Saúde

Aberta unidade especial para pacientes com sintomas de Covid-19

18 casos suspeitos de coronavírus estão em análise, nenhum confirmado

Jaqueline Ribeiro - especial para o Diário

Com 18 casos suspeitos em análise e  ainda sem nenhuma confirmação para coronavírus, Petrópolis abriu na quarta-feira (18.03) a primeira unidade de apoio especial para atendimento à pacientes com sintomas de doenças respiratórias comuns nos casos de covid-19. Dentre os 18 casos suspeitos que aguardam o resultado dos exames na cidade, três pacientes estão internados em hospitiais da rede privada. Dois destes pacientes estão em leitos de  UTI no  Hospital Santa Teresa (HST), e um paciente no Hospital Unimed. O município aguarda ainda a liberação de resultados de contraprova de exames de dois casos suspeitos que tiveram diagnóstivo inconclusivo.

Instalado na área de estacionamento da UPA- Centro, o ponto de apoio   atendeu até as 16h do primeiro dia de funcionamento 17 pacientes que apresetavam sintomas de problemas respiratórios. Em dois deles, foi coletado material para ser enviado para exame laboratorial. Um destes casos, é o da idosa Lúcia Barra de Sousa, de 77 anos, que chegou à unidade com sinais de peneumonia.

- Há alguns dias minha mãe estava se sentindo mal, com gripe e mal estar.  Ela está com dor de cabeça e agora começou a apresentar febre também, por isso resolvi trazê-la. Parece que ela está com peneumonia, mas vai fazer o teste. O atendimento aqui foi muito bom e rápido - conta o filho da idosa Valter Davi Barra de Sousa.   

A instalação do  ponto de apoio, que atende em separado pacientes com sintomas comuns ao coronavírus, faz parte das medidas adotadas pelo prefeito Bernardo Rossi, para reduzir a velocidade de transmissão da covid-19 em Petrópolis. Na  UPA-Centro, a triagem é realizada por profissionais de saúde e aqueles pacientes com suspeita de contaminação são direcionados ao ponto de apoio.

O ponto de apoio tem 40 metros quadrados e é destinado ao atendimento exclusivo de  pacientes com sintomas da covid-19.  A unidade tem atendimento 24 horas e equipe especializada composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um socorrista, além de uma ambulância para casos de necessidade de remoção em casos de pacientes que apresentem quadro grave.

Ainda em relação a estrutura do local, a Secretaria de Saúde informou que no ponto de apoio  estão disponiveis  duas macas isoladas em distância segura, além de equipamentos necessários para primeiro atendimento, como estetoscópio, aparelhos de pressão arterial e insumos básicos como álcool, álcool gel, gaze e algodão, entre outros.

A Secretaria informou ainda que em caso necessidade de exames complementares (raio-X ou qualquer outro exame) procedimento é realizado nas unidades de referência do município. Um segundo ponto de apoio será instalado para atender moradores dos distritos. A unidade será instalada em Itaipava.   



Edição anterior (1956):
quinta-feira, 19 de março de 2020
Ed. 1956:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1956): quinta-feira, 19 de março de 2020

Ed.1956:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior