Edição anterior (2129):
terça-feira, 08 de setembro de 2020
Ed. 2129:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2129): terça-feira, 08 de setembro de 2020

Ed.2129:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade
 

“Acabou a pandemia” na Rua 13 de Maio

Petropolitanos parecem não temer mais a doença, que já matou 177

pessoas

Jaqueline Gomes

Mesmo com a morte de 177 petropolitanos com covid-19 e mais de 6 mil infectados pelo novo coronavírus no município, muitas pessoas parecem não temer a doença. Um péssimo exemplo disso ocorreu na noite da última sexta-feira (4), na Rua 13 de Maio, no Centro. Dezenas de pessoas se aglomeraram pelas calçadas da via e na Praça Princesa Isabel, em frente à Catedral São Pedro de Alcântara, consumindo bebidas alcoólicas e dançando. A maioria não usava máscara.

- 13 de Maio com quase 100% das pessoas sem máscara, com som na rua, galera bebendo e dançando e bares lotados. Pode isso? – questionou uma moradora que não quis se identificar por ter sido ameaçada por alguns dos jovens que estavam no local, porque ela estava fotografando a aglomeração. Ela revelou ainda que este não foi um caso pontual e que toda sexta-feira esses eventos acontecem na localidade.

Apesar disso, a Prefeitura informou em nota que uma ação conjunta da Fiscalização de Posturas, a Vigilância Sanitária e o Procon, com apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar, atuou na Rua 13 de Maio na noite desta sexta-feira (05/09). Nenhum estabelecimento descumpriu as regras sanitárias e de atendimento no interior. Ainda assim, foram fechados por causa da aglomeração na calçada por volta de 23h, antes do horário determinado para o funcionamento de restaurantes. 

Ainda de acordo com a nota, muitas pessoas ficaram nas calçadas sem consumir em alguns dos estabelecimentos da região, e consumiam bebidas compradas em outros lugares. A fiscalização também verificou que algumas pessoas estavam sem máscara porque consumiam algum tipo de bebida. Apesar de todo cidadão ter direito de ir e vir, a prefeitura reforça a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis, isso inclui o uso de máscaras, sair de casa só em caso de necessidade e manter o distanciamento.  

A atividade de bares continua proibida no município. A medida foi decretada em março para o enfrentamento à pandemia de covid-19 e continua em vigor. Em junho, a prefeitura autorizou o funcionamento de restaurantes, mas exige o cumprimento de uma série de regras sanitárias para garantir a higienização dos estabelecimentos e normas de atendimento, como distanciamento entre clientes e mesas, redução da capacidade de atendimento, entre outras.

A prefeitura reforça que todas essas medidas foram adotadas pelo município para garantir a segurança e a saúde da população – atualmente, a doença está em controle na cidade, com baixos índices de ocupação de leitos de UTI pelo SUS. Graças a esses índices, foi possível flexibilizar as restrições para algumas atividades, mas para continuar com a flexibilização, é fundamental o empenho dos petropolitanos nos cuidados com a saúde própria e de todos.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que a Corporação segue à disposição para apoiar necessidades solicitadas pelos órgãos municipais nas ações de fiscalização durante este momento de pandemia. Os policiais militares estão instruídos a priorizar a conscientização e o diálogo no contato com os cidadãos.

O 26ºBPM (Petrópolis) disse que tem atuado de forma integrada com as equipes dos demais órgãos do município de Petrópolis, inclusive com ações na Rua 13 de Maio na sexta-feira (04/09).

A Polícia Militar ressalta que tem desenvolvido um amplo trabalho de conscientização desde a adoção das primeiras medidas restritivas implementadas pelo Governo do Estado e que, muito mais do que uma questão de segurança pública, esta é uma questão de respeito ao próximo.

 

 



Edição anterior (2129):
terça-feira, 08 de setembro de 2020
Ed. 2129:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2129): terça-feira, 08 de setembro de 2020

Ed.2129:

Compartilhe:

Voltar:

Veja também:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior