Edição anterior (1523):
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
Ed. 1523:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1523): sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Ed.1523:

Compartilhe:

Voltar:


  Diário Comunidades

Acúmulo de lixo preocupa moradores da Estrada do Catobira, em Itaipava

Natália Rodrigues

 

Entulhos e lixos despejados ao lado de uma lixeira localizado embaixo do Viaduto do Catobira, em Itaipava, causam receios a moradores e motoristas que passam pelo local. Na área tem apenas uma caçamba, o que para eles não seria o suficiente para o volume de material que é descartado pela população.

Isaura Garcia reside em Petrópolis há mais de 20 anos e relatou a preocupação em relação aos cuidados com a saúde da população e a imagem passada aos turistas.

- Tem uma caçamba de lixo enorme, mas vem gente de todo lugar e joga lixo ali também e acaba não dando vazão. Os catadores não levam as sacolas que ficam jogadas nas proximidades, normalmente só levam o que está dentro da caçamba. A prefeitura até faz a parte dela, mas acredito que poderia fazer mais, como colocar a uma faixa educativa mostrando as pessoas que o lixo deve ser descartado de forma correta – disse.

A moradora sugere a instalação de mais caçambas para a área e futuramente a construção de um tipo de cercado com grades onde os coletores de lixo pegariam o lixo com mais facilidade.

- Acredito que uma solução para melhorar seria um grande cercado com grades, para que o lixo fosse colocado, ensacado para que a Comdep retirasse de três a quatro vezes por semana. Deveria ser colocada uma faixa solicitando que as pessoas respeitassem as regras, colocando lixo ensacado dentro do espaço destinado a ele – falou.

A Prefeitura informou que equipes da Comdep e da Secretaria de Serviços (SSOP) realizam a remoção de entulho regularmente em todos os bairros da cidade. De janeiro a novembro do ano passado foram recolhidas 78,7 mil toneladas de entulho descartados irregularmente em vias públicas. A Comdep vai incluir a região do Catobira novamente na programação para receber o serviço de remoção de entulho

Vale lembrar que o despejo de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos sobre ruas e calçadas é proibido pelo Código de Posturas do município. A destinação correta é levar o material para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e recebe multa de R$ 800.

A população pode ajudar a coibir o descarte irregular de entulho denunciando os casos para a Fiscalização de Posturas pelo telefone 2246-9042.

A Comdep oferece o serviço de recolhimento gratuito de até 20 sacos de entulho por meio do serviço Disque Entulho – os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 2243-7822.

A coleta de lixo está acontecendo de forma regular no local e ocorre segundas, quartas e sextas. A Comdep vai estudar junto com a Força Ambiental a necessidade de instalação de mais lixeiras no local.



Edição anterior (1523):
sexta-feira, 11 de janeiro de 2019
Ed. 1523:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1523): sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Ed.1523:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior