Edição anterior (1731):
quarta-feira, 07 de agosto de 2019
Ed. 1731:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1731): quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Ed.1731:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio

Alerta para queimadas com a volta do tempo seco

Em julho, foram registradas 67 ocorrências na cidade

Wellington Daniel

Conforme informado ontem (06) pelo Diário, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo preveem que as temperaturas devem voltar a subir e o tempo deve ficar seco nesta semana. Por isso, há o retorno da preocupação de registros de incêndios florestais.

Em julho deste ano, segundo o Corpo de Bombeiros, foram registradas 67 ocorrências de fogo em vegetação na cidade. A maior parte foi atendida pelo destacamento de Itaipava, com um total de 38 registros. A corporação foi realizando um intenso trabalho de combate aos focos. Também são feitos sobrevoos em áreas consideradas vulneráveis.

A Defesa Civil trabalha com dois planos: Inverno e Verão. Enquanto o Plano Verão tem o objetivo de, principalmente, realizar ações relacionadas às chuvas, o Plano Inverno tem o intuito de trabalhar as consequências do tempo seco.

Segundo a Prefeitura, o Plano Inverno possui dois eixos – o operacional e o humanitário – e deve ser encerrado em outubro, quando o Plano Verão começará a ser trabalhado.

Dentre as ações realizadas pelo Plano Inverno, está a Blitz Verde, que em parceria com a Polícia Militar, desenvolve ações de sensibilização da população. Também há notificações através da Operação Abafa, que, para o executivo, é uma forma de coibir as queimadas. Há também o programa Defesa Civil nas Escolas, que já foi desenvolvido em 212 unidades escolares, de acordo com a Prefeitura.

Segundo o Corpo de Bombeiros, há o risco que incêndios comecem com a queimada de lixo doméstico ou, até mesmo, com guimbas de cigarro jogadas as margens de rodovias. A queimada de lixo doméstico é crime e pode gerar multa e, em casos mais graves, até mesmo prisão.

Registros

Desde domingo (04), o Corpo de Bombeiros não registra ocorrências de queimadas devido à chuva. Porém, de sexta-feira para sábado, a corporação chegou a combater oito frentes de fogo em vegetação.

Também há informações de que foi registrado um incêndio em vegetação na localidade conhecida como Xingu, no distrito da Posse. O Corpo de Bombeiros não foi acionado para a ocorrência.



Edição anterior (1731):
quarta-feira, 07 de agosto de 2019
Ed. 1731:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1731): quarta-feira, 07 de agosto de 2019

Ed.1731:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior