Edição anterior (1456):
segunda-feira, 05 de novembro de 2018
Ed. 1456:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1456): segunda-feira, 05 de novembro de 2018

Ed.1456:

Compartilhe:

Voltar:


  Colunistas
ALEXANDRE MACHADO
COLUNISTA

 

O “Sim” de Amanda & Felipe

 

Felipe Vieira Duval e Amanda Sutter se casaram no dia 27 de outubro na Catedral São Pedro de Alcântara. A recepção, para 230 convidados, com bufê de Luiza Lima e show da banda Levada Carioca, aconteceu no belíssimo Castelo Country Club. O impecável cerimonial ficou por conta de Nathalia Lischt. A decoração, tanto da igreja, quanto da casa de festas, foi de Diogo Brand. A Necessaire Fashion cuidou do visual da noiva e das madrinhas. Som e iluminação a cargo de Rafael Justen. Tudo registrado pela Photostilus e Pardal Filmes. Amanda e Felipe estão em lua de mel em Cancún. Confira!

 

 Os noivos no altar da Catedral

 

 Amanda e Felipe com seus pais

 

 Hora do brinde!

 

 

 

O agricultor e o chef

 

Os chefs da 18ª edição do Petrópolis Gourmet, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro, já estão preparando os cardápios com as delícias que serão servidas nos restaurantes, praças, espaços públicos e shoppings. O tema será “O Agricultor e o Chef – Uma expedição pela montanha. ”

 

 

Duplo lançamento

 

A juíza Andrea Pachá, nos preparativos para o lançamento do livro “Velho são os Outros”, amanhã, a partir das 19h, na livraria Argumento, no Leblon. O lançamento em Petrópolis, será no dia 8, a partir das 18h, na livraria Nobel, da Rua 16 de Março.

 

 

 

Show do Benito

 

Um dos maiores ícones da Música Brasileira sobe a serra para um show inesquecível no Petropolitano Foot-Ball Club. Benito Di Paula canta seus maiores sucessos na noite do dia 10 de novembro, a partir das 21h. O Grupo Magia fará uma participação especial no evento.
A venda de ingressos e as reservas de mesas podem ser realizadas por telefone: (24) 99299-8134, (24) 98827-1900, (24) 98854-3062 e (24) 98857-0320.

 

Valparaíso Gourmet

 

Hoje é o último dia para conferir o Festival Sabores da Primavera, que acontece no Valparaíso. São pratos especiais, preparados pelos chefs dos restaurantes participantes. Tudo harmonizados com dois estilos de cervejas artesanais de Petrópolis.

 

Curtas

 

*Entre os aniversariantes de hoje, Laércio Junior e Cláudia Moreirão.

 

*E ontem, quem comemorou mais um ano de vida, foi o Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão.  

 

*Termina hoje, no Palácio de Cristal, o Petrópolis Beer Festival.

 

*A banda Celebrare vai agitar o Esporte Clube Internacional, no Alto da Serra, dia 15 de novembro, às 20 horas. Aliás, o clube está completando 104 anos!

 

Solenidade no GBM

 

No dia 9 de novembro, às 10h, será inaugurado o Núcleo de Saúde do 15º Grupamento de Bombeiros Militar de Petrópolis. Na ocasião, haverá a cerimônia de outorga da Medalha “Mérito Avante Bombeiro” a diversas personalidades.

 

 

 Banda Celebrare, grande atração do Esporte Clube Internacional no feriado de 15 de novembro (Foto: Alexandre Ramos)

 

 Dodô Soares, Jefferson Quintella, Eduardo Migueis e Betinho Tavares na festa de 1 ano da Calçada da Fama, em Itaipava (Foto: Flash Zone)

 

 O cantor petropolitano Lucas Israel está com a agenda repleta de shows! Confira os próximos: bar Bohemia (dia 6 de novembro), Nucrepe (dia 10 de novembro) e Casa D’Angelo (dia 15 de novembro). E hoje, ele lança no seu canal do YouTube, o clipe da nova música de trabalho “Princesa do Interior”, gravado no Nas Nuvens. (Foto: Thayná Delgado)

  

 

 

PAPO DE DOMINGO

 

Dr. Nélio Gomes Junior- Cardiologista

 


 Nélio Gomes Junior, responsável pelo serviço de cardiologia do Hospital Santa Teresa e sócio gerente da Clínica Cor Diagnose, se graduou na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) e fez residência médica no hospital Naval Marcílio Dias e Pós-Graduação em Cardiologia no Instituto de Pós-Graduação Médica do Rio de Janeiro.

É casado com a dermatologista Lídia Chimelli e pai de duas lindas filhas: Giovanna (Médica, atualmente fazendo residência em Anestesiologia, em Jundiaí- SP) e Julia (cursando o quarto ano de Medicina na FMP).

 

Quais as doenças, relacionadas ao coração, mais comuns aqui no Brasil?  

 

No Brasil infelizmente ainda temos um povo muito sedentário e obeso que são fatores de risco para doenças que acometem o coração como: hipertensão e diabetes mellitus (excesso de açúcar no sangue). Esses pacientes são mais propensos a apresentar doenças ateroscleróticas e infarto do miocárdio.

 

Quais os fatores de risco dessas doenças?

 

Fatores de risco: sedentarismo, obesidade, tabagismo, stress, histórico familiar e dislipidemia (aumento do colesterol e triglicerídeos).

 

A todo instante vemos especialistas em diferentes meios de comunicação dando o alerta sobre o sedentarismo e a má alimentação. O que ainda falta para as pessoas terem mais cuidado com a própria saúde? 

 

Falta uma conscientização da população em relação aos riscos do sedentarismo e da má alimentação.

Um projeto mais amplo para divulgação da prática de exercícios físicos e seus reais benefícios e uma dieta saudável. Iniciativas públicas, muito ajudariam neste projeto.

 

 Muita gente pensa que a hipertensão atinge apenas pessoas acima dos 40 anos. É verdade?

 

Não. Temos um número elevado de hipertensos abaixo desta idade. Hoje temos um número expressivo de adultos jovens com obesidade. Quando existe hipertensão abaixo dos 20 anos de idade, devemos investigar outras causas para justificar esta doença (hipertensão secundária), que não é a hipertensão dita idiopática ou primária (aquela mais comum na idade adulta e sem causa aparente).

 

E alguns hipertensos sabem que têm o problema e ainda assim teimam em não fazer o tratamento com medicamentos. Quais os riscos para esse tipo de paciente?

 

Hoje o tratamento para hipertensão arterial é multidisciplinar, tais como: dieta, exercícios físicos e medicamentos. Não usar medicamento, corre-se o risco de apresentar complicações no aparelho cardiovascular e complicações renais, como insuficiência renal.

 

Em que situações a cirurgia cardiovascular é inevitável? 

 

Hoje temos complicações cardiovasculares decorrentes de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e outras que resultam em obstrução (entupimento) das artérias do coração. Temos hoje além do tratamento clínico a possibilidade de angioplastias com colocação de Stents (dilatar as obstruções) e cirurgias para colocação das famosas pontes de safenas.

 

O que é a aterosclerose? É uma doença comum?

 

Aterosclerose nada mais é que, o endurecimento das artérias e desenvolvimento de placas no seu interior levando a obstrução. Hoje é uma doença muito comum. Costumo dizer que começamos com ela no útero materno e temos seu desenvolvimento como complicação das doenças já citadas.

 

Quais as suas recomendações gerais para que a pessoa se previna contra as doenças cardiovasculares?

 

É importante seguir uma dieta com baixas calorias, se possível com orientação nutricional. Manter uma prática regular de exercícios físicos com orientações e visitas periódicas ao cardiologista.

 



Edição anterior (1456):
segunda-feira, 05 de novembro de 2018
Ed. 1456:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1456): segunda-feira, 05 de novembro de 2018

Ed.1456:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior