Edição anterior (2011):
quarta-feira, 13 de maio de 2020
Ed. 2011:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2011): quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ed.2011:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Alongamento e brincadeiras lúdicas: estímulo às atividades diferenciadas para crianças e jovens

A flexibilidade corporal, se exercitada durante a idade infantil, proporcionará uma vida saudável e o desenvolvimento correto das articulações. Além disso, exercícios físicos também estimulam a coordenação motora e disciplina e, quando alinhados a brincadeiras lúdicas, os resultados podem ser ainda mais satisfatórios. E é por isso que a plataforma Educa em Casa – criada pela Secretaria de Educação para oferecer conteúdo pedagógico para os alunos da rede municipal – também mantém sugestões de atividades diferenciadas.

A plataforma foi criada sem custos para o município, nesse período em que as aulas estão suspensas devido as ações de prevenção ao coronavírus. No endereço eletrônico – que pode ser acessado em um link na página da prefeitura – www.petropolis.rj.gov.br – há atividades segmentadas: educação infantil, ensino fundamental e educação especial. Mas, além das dicas pedagógicas de acordo com o ano de escolaridade, no link “Atividades Extras” há sugestão de brincadeiras e jogos educativos.

“Todo o conteúdo foi programado e é atualizado pela equipe da Secretaria de Educação, periodicamente, para que os alunos tenham acesso a sugestões diferenciadas nesse período em que estão em casa. Não é fácil para as crianças e jovens essa mudança repentina na rotina, mas, também, não é para os pais. Então, ao sugerir atividades que podem ser feitas com mais de uma pessoa, a plataforma também aproxima as famílias”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

Uma das atividades propostas é o alongamento: A flexibilidade influencia na boa execução de movimentos e aperfeiçoamento motor. Quanto mais flexível, melhor são os movimentos nas atividades cotidianas. E o alongamento é um exercício voltado para o aumento da flexibilidade. “Tentar manter uma rotina com os exercícios, as refeições e também com o tempo para o lazer é importante para as crianças. Além dos jogos, nesse link há material informativo sobre o coronavirus, em uma linguagem acessível e jogos como o da tabuada, que reforçam ensinamentos importantes das salas de aula”, completa Marcia Palma.

No site há outras dicas como a brincadeira “O mestre mandou”, jogo dominó do alfabeto, racha cuca e jogos de língua portuguesa.



Edição anterior (2011):
quarta-feira, 13 de maio de 2020
Ed. 2011:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2011): quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ed.2011:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior