Edição anterior (1708):
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Ed. 1708:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1708): segunda-feira, 15 de julho de 2019

Ed.1708:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

 

 

Alunos da Escola Integrada Padre Quinha falam sobre projeto

Na tarde da última sexta-feira (12), o diretor do jornal Diário de Petrópolis, Paulo Antônio Carneiro Dias, esteve na Escola de Educação Integral Padre Quinha, localizada no Vale do Cuiabá, para conhecer uma das abordagens pedagógicas realizadas pela instituição, cuja aplicação é referência na região.

Denominada “Pedagogia da Descoberta”, a abordagem tem como objetivo desafiar os alunos a descobrir, por meio de pistas, o tema do projeto educacional que será desenvolvido ao longo do ano letivo. Integrando todas as disciplinas, o programa une estudo, pesquisa e prática em cada uma das turmas incentivando a troca de conhecimento adquirido por meio do programa.

Na ocasião, alguns dos alunos da instituição participaram do encontro para falar sobre o projeto que, desde 2015, é aplicado na unidade. Um dos programas preferidos entre as crianças (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental) foi o aprendizado das obras de Shakespere, as quais puderam encenar no fim do ano letivo com participação de uma orquestra. Dentre as peças apresentadas estavam clássicos como Hamlet, A Tempestade e Romeu e Julieta.

- É fascinante como crianças tão pequenas falam com naturalidade e com muito conhecimento sobre clássicos da literatura. E falam com sua própria linguagem, sem ser decorado, refletindo sobre o que aprenderam e colocaram em prática – destaca Paulo Antônio.

Esteve presente também no encontro a psicopedagoga Maria Cecília Almeida e Silva, fundadora e pró-reitora do Instituto Superior de Ensino Pró-Saber, o qual é responsável pela a nova abordagem pedagógica aplicada na Escola Padre Quinha. “Estamos formando jovens pensadores. Queremos que essas crianças tenham senso crítico, saibam argumentar e, somente uma educação diferenciada, em um ambiente acolhedor, é capaz de proporcionar tal desenvolvimento”.

O encontro terminou com uma breve visita pela escola, onde o diretor do Diário conheceu melhor o trabalho realizado pelo corpo docente da instituição.



Edição anterior (1708):
segunda-feira, 15 de julho de 2019
Ed. 1708:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1708): segunda-feira, 15 de julho de 2019

Ed.1708:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior