Edição anterior (1552):
sábado, 09 de fevereiro de 2019
Ed. 1552:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1552): sábado, 09 de fevereiro de 2019

Ed.1552:

Compartilhe:

Voltar:


  Pesquisa

AMB apresenta resultados da pesquisa 
“Quem somos. A magistratura que queremos”

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgará na próxima segunda-feira (11/02) os resultados da pesquisa “Quem somos. A magistratura que queremos”, um consolidado das cerca de 4 mil respostas ao questionário enviado a magistrados brasileiros, ativos e inativos, e aos ministros dos tribunais superiores e do Supremo Tribunal Federal.

As informações serão apresentadas pelo presidente da AMB, Jayme de Oliveira, durante evento no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que receberá oficialmente o estudo idealizado pela Associação.

Participarão também o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, e a vice-presidente Institucional da AMB e presidente da AMAERJ (Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro), Renata Gil, que coordenaram a pesquisa, conduzida pelos sociólogos Luiz Werneck Vianna, Maria Alice Rezende de Carvalho e Marcelo Baumann Burgos, da PUC-Rio.

Perfil da Magistratura - “Quem somos. A magistratura que queremos” busca traçar o perfil do magistrado brasileiro. A pesquisa, que teve início em março de 2018, atualiza, duas décadas depois, levantamento similar também realizado pelos sociólogos da PUC-Rio, e expõe o pensamento da magistratura em relação à participação do Judiciário na democracia.

Na sondagem é possível observar, por exemplo, o apoio acima de 80% dos magistrados ao uso de videoconferência nos processos penais. Também se encontram respostas acerca do sistema plea bargain (transação penal), onde 89% dos juízes de primeira instância e 92,2% dos magistrados de segundo grau mostraram-se favoráveis ao sistema, desde que haja participação dos magistrados; entre outros temas considerados relevantes para o Judiciário e a sociedade – muitos deles complexos e polêmicos. Com as informações, a AMB espera, também, contribuir para o aprimoramento do Poder Judiciário e o fortalecimento da magistratura brasileira. 

AGENDA:

Coletiva de Imprensa – Pesquisa Quem somos. A Magistratura que queremos.

Data: Segunda-feira, 11/02, às 10h.

Local: Auditório da EMERJ - Rua Dom Manuel, 25, Centro do Rio de Janeiro

É necessário confirmar sua presença por e-mail ou telefone.

 



Edição anterior (1552):
sábado, 09 de fevereiro de 2019
Ed. 1552:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1552): sábado, 09 de fevereiro de 2019

Ed.1552:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior