Edição anterior (1517):
sábado, 05 de janeiro de 2019
Ed. 1517:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1517): sábado, 05 de janeiro de 2019

Ed.1517:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Animais de grande porte soltos pelas ruas da cidade

Guarda Civil recolhe cavalos e bois no Centro e na Estrada da Saudade

Natália Rodrigues


 Um fato inusitado chamou a atenção dos petropolitanos na manhã de ontem (4). Por volta das 7h, motoristas e pedestres foram surpreendidos pela presença de um boi e uma vaca no Centro Histórico da cidade. Às 11h, dois cavalos foram vistos andando pela Estrada da Saudade. Todos os animais foram apreendidos pela Guarda-Civil e encaminhados para o curral 
 municipal.

De acordo com populares, antes disso, os bovinos já tinham sido vistos nos bairros Mosela e Alto da Serra, mas ninguém sabia explicar de onde teriam surgido. A protetora dos animais Caroline Rivello foi uma das primeiras pessoas a registrar o evento quando seguia para o trabalho.

- Tirei fotos e postei nas redes sociais para chamar a atenção do proprietário e das autoridades, porque podia acontecer algum acidente, os animais estavam assustados e desorientados andando pelo meio dos carros – falou.


 De acordo com o também protetor dos animais, Domingos Galante Neto, que acompanhou desde o resgate, por volta das 7h30, até a ida ao curral municipal, o dono dos bovinos teria alegado que os animais foram furtados de seu sítio, localizado no Vale dos Esquilos, há alguns dias.

- Logo assim que foram acionados, prontamente os agentes da Guarda Civil apareceram, resgataram os animais e os encaminharam até o Parque Natural Municipal, na Rua Ipiranga. O proprietário foi localizado e garantiu aos agentes que na verdade os animais foram roubados. Os bandidos teriam tentado ir pela Serra Velha, mas por algum motivo não conseguiram e largaram os bovinos, por isso, que na noite anterior eles foram vistos andando pelo Alto da Serra, mas agora vão verificar a história e as condições de moradia dos bichos para decidirem se os animais serão devolvidos ao dono – disse.

Bichos também na Estrada da Saudade

Além dos bovinos, dois cavalos resolveram dar o ar da graça na manhã de ontem. Eles foram vistos percorrendo a rua principal da Estrada da Saudade por volta das 11h. Devido ao horário e ao fato da via ser estreita, eram grandes as chances de acontecer algum acidente.

Prefeitura responde sobre o caso

Procurada, a Prefeitura informou que agentes da Guarda Civil apreenderam todos os animais, que foram recolhidos ao curral municipal. Os proprietários foram identificados e sofrerão as sanções legais. Os agentes conduziram os animais provisoriamente para o Parque Natural. Os animais apreendidos não serão entregues aos proprietários até que sejam tomadas as devidas providências legais.

A prefeitura ainda explica que ambos casos estão sendo acompanhado pela COBEA.  Em relação ao boi e a vaca, a COBEA informou que irá fiscalizar o local onde o proprietário cria os animais para verificar as condições em que eles vivem.

Será exigida toda atualização das vacinas, exames dos animais e avaliação do veterinário, além de inserir microchips nos animais para que eles sejam acompanhados. Nestes casos o proprietário é notificado, podendo até perder a posse dos animais caso seja provada a existência de maus-tratos.



Edição anterior (1517):
sábado, 05 de janeiro de 2019
Ed. 1517:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1517): sábado, 05 de janeiro de 2019

Ed.1517:

Compartilhe:

Voltar:


Casando com Estilo








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior