Edição anterior (1921):
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Ed. 1921:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1921): quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Ed.1921:

Compartilhe:

Voltar:


  Geral

Aplicativos para escritórios de advocacia virtuais

Os escritórios de advocacia virtuais são uma tendência no mundo jurídico. Eles dispensam uma estrutura física própria; ou seja, em vez dos advogados da equipe "baterem o ponto" presencialmente em um prédio ou sala comercial.

Cada um trabalha remotamente de onde quiser: em casa, em um café, em um coworking, o que permite reduzir custos, tornando o negócio mais competitivo e lucrativo.

Criar um escritório de advocacia virtual exige as ferramentas certas. Alguns aplicativos como um software jurídico são indispensáveis para um bom fluxo de trabalho. O destaque vai para aqueles que viabilizam a comunicação e o acesso a informação da equipe remotamente. 

Elencamos algumas sugestões que podem ajudar neste processo.

  • Astrea

O software para advogados Astrea tem funções essenciais para escritórios de advocacia virtuais.

Um exemplo é a possibilidade de delegar, através do próprio sistema, atividades relativas aos processos para cada membro da equipe. E acompanhar o andamento delas até a conclusão.

Outro destaque é o fato de que, por ser um software jurídico online, pode ser acessado a qualquer hora, de qualquer lugar, desde que haja um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) conectado à internet.

  • Slack

É um aplicativo que permite centralizar toda a comunicação interna da empresa em um único lugar. Substituto do e-mail, com a vantagem de ser mais organizado e com mais funções.

Basta criar um "espaço de trabalho" para o escritório e, dentro dele, podem ser criados vários "canais", sendo cada um destinado a um assunto ou projeto.

Conversas privadas também são possíveis. Além de trocar mensagens, os usuários podem usar o aplicativo para enviar links e arquivos.

  • Whereby

Antes conhecido como Appear.in, é um aplicativo para realização de videoconferências.

Uma de suas principais vantagens é não exigir o download da ferramenta; em vez disso, pode ser utilizado diretamente pelo navegador da web.

Mais de uma pessoa pode participar da mesma conferência e compartilhar a tela do seu computador.

Para completar, outro recurso útil é a gravação da conferência, que pode ser salva e distribuída depois.

  • Google Drive

O serviço de armazenamento em nuvem do Google também é indispensável para um escritório de advocacia virtual.

Nele, documentos de interesse de toda a equipe podem ser salvos em uma pasta online que todos poderão acessar.

Se o documento for de interesse apenas de alguns membros da equipe, pode ser compartilhado apenas com essas pessoas, mantendo a privacidade das informações. 

  • Google Docs

Outro aplicativo essencial do Google é o Docs, que permite trabalhar colaborativamente em documentos de texto, planilhas e apresentações de slides.

Vários integrantes da equipe podem dar sua contribuição para o desenvolvimento de um manual do escritório ou uma apresentação que será realizada em um evento.

O serviço informa quem foi responsável por cada modificação e a troca de comentários entre os colaboradores.

  • Clockify

Nos casos em que seja necessário ter algum controle do tempo trabalhado pelos membros da equipe, o Clockify é uma boa solução.

O aplicativo gera planilhas com os relatórios das horas de trabalho e das atividades desenvolvidas pelo usuário.

É possível ter mais transparência em relação à produtividade geral. O gestor da equipe pode visualizar o que cada membro está fazendo, em tempo real, se estiverem usando o app.

Em um escritório de advocacia virtual, é possível atingir resultados tão bons quanto, ou até melhores, do que em um escritório tradicional. Para isso, é preciso adotar a abordagem – e as ferramentas – certas. Nesse caso, os aplicativos e softwares para advogados desempenham um papel central para o sucesso das atividades. 

 



Edição anterior (1921):
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
Ed. 1921:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1921): quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Ed.1921:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior