Edição anterior (2058):
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Ed. 2058:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2058): segunda-feira, 29 de junho de 2020

Ed.2058:

Compartilhe:

Voltar:


  Incêndio
 

Após alerta do Corpo de Bombeiros sobre queimadas, incêndios florestais aumentam significativamente na cidade

Em duas semanas foram registrados pelo menos 21 ocorrências do tipo

Thaciana Ferrante – especial para o Diário

Há cerca de duas semanas o Corpo de Bombeiros alertou a população sobre o início do período mais seco do ano, e em que consequentemente ocorre um número maior de queimadas. Até o dia 12 de junho, por exemplo, 41 ocorrências tinham sido registradas ao longo do 1º semestre. Mas em apenas 14 dias ocorreram pelo menos mais 21 ocorrências.

O fogo em vegetação de maior proporção aconteceu no último fim de semana, nos dias 20 e 21 de junho, na localidade conhecida como Castelinho. As chamas consumiram mais de 106 mil metros quadrados de vegetação. Vale ressaltar, que de acordo com o tenente-coronel Gil Kempers, 98% das queimadas são provocadas pela ação humana.

Pensando nisso, os militares realizarão no 2º semestre deste ano a operação ABAFA em conjunto com o MPF, PMERJ, PCERJ, Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis, ICMBio, IBAMA e outros órgãos. O objetivo é notificar previamente as localidades com maior estatística de ocorrências de incêndio florestal, buscando assim reduzir estes índices no município.

Fogo em lixo está o topo da lista das causas de queimadas

As principais causas de queimadas estão relacionadas a limpeza de terrenos e queima de lixo. “Ao fazer isso as pessoas perdem o controle das chamas e elas avançam para a vegetação. As queimadas matam muitos animais e destroem o habitat natural deles. Além disso, o fogo empobrece o solo e aumenta a incidência de deslizamentos, já muito comuns em nossa região”, o tenente-coronel Gil Kempers.



Edição anterior (2058):
segunda-feira, 29 de junho de 2020
Ed. 2058:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2058): segunda-feira, 29 de junho de 2020

Ed.2058:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior