Edição anterior (2013):
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Ed. 2013:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2013): sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ed.2013:

Compartilhe:

Voltar:


  Política

Aprovada na Câmara a ampliação da Unidade Casa da Gestante, Bebê e Puérpera do HAC


 Foi aprovada na última quarta-feira (13/05) na sessão plenária da Câmara Municipal a indicação 1160/2020 do vereador Silmar Fortes (PL), presidente da Comissão em Defesa da Saúde, que solicita ao Executivo Municipal a ampliação da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), do Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas.

A CGBP é um serviço de cuidado às gestantes, puérperas e recém-nascidos em situação de vulnerabilidade e que necessitam estar vinculados a um estabelecimento hospitalar de referência em atenção à gestação de alto risco.

“A unidade faz parte do projeto da Rede Cegonha que é a humanização do atendimento à gestante. Há uma verba federal para esta ampliação. O projeto já existe no HAC, uma casa onde há os alojamentos com cozinha, consultórios e lavanderia para a gestante, que chega ao hospital e aguarda até o momento adequado para que entre em trabalho de parto”, explicou Silmar Fortes.

A Rede Cegonha é uma estratégia lançada em 2011 pelo governo federal para proporcionar às mulheres saúde, qualidade de vida e bem estar durante a gestação, parto, pós-parto e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida. Tem o objetivo de reduzir a mortalidade materna e infantil. O projeto enriquece os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no planejamento familiar, na confirmação da gravidez, no pré-natal, no parto e no puerpério (28 dias após o parto).

“Em relação ao bebê quando há algum problema, em vez da mãe ir para casa, ela permanece presente, amamentando e estando perto de seu filho. É um projeto de nível nacional e que precisa ser ampliado em Petrópolis. Há verba disponível e planta arquitetônica pronta”, finalizou o vereador.



Edição anterior (2013):
sexta-feira, 15 de maio de 2020
Ed. 2013:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2013): sexta-feira, 15 de maio de 2020

Ed.2013:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior