Edição anterior (1580):
sábado, 09 de março de 2019
Ed. 1580:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1580): sábado, 09 de março de 2019

Ed.1580:

Compartilhe:

Voltar:


  Educação

Atividades do Defesa Civil nas Escolas começam na próxima semana

Alunos do ensino fundamental da E.M. Dr. Paula Buarque participam de uma palestra e brincam com o jogo da turma do Pedrinho


 Começa na próxima sexta-feira (15) o calendário de atividades do Defesa Civil nas Escolas pela E.M. Dr. Paula Buarque no Vale do Cuiabá – instituição de ensino polo da política pública. Os alunos do ensino fundamental vão participar de uma palestra sobre educação ambiental e bem-estar animal, além de brincar com o jogo da turma do Pedrinho, que ensina de forma lúdica as medidas adotadas em casos de ocorrências causadas pelas chuvas fortes. O programa é uma iniciativa da prefeitura que buscadesenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural e de percepção de riscos nas crianças e nos adolescentes da cidade.

Até o momento, outras 10 escolas já marcaram atividades com os agentes da Defesa Civil. Além do jogo e das palestras, também serão realizados exercícios simulados de evacuação das escolas. Com 234 áreas de risco alto ou muito alto, o governo municipal investe em ações de prevenção orientando os moradores, buscando minimizar os riscos de desastres de origem natural. A atual gestão também investe na retomada de programas habitacionais.

 “Se o Defesa Civil nas Escolas  fosse criado há 20 anos, a nossa realidade seria completamente diferente, trazendo diversos benefícios para a nossa cidade. Além disso, também retomamos programas habitacionais, para destinar imóveis para pessoas que vivem em área de risco ou em algum momento já foram vítimas de desastres das chuvas e perderam suas casas”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Neste ano, o programa está sendo ampliado para as escolas da rede pública e privada que contam com educação infantil. Outra novidade é a inclusão do bem-estar animal também como tema de discussão em sala de aula. Em 2018 – primeiro ano da política pública - foram realizadas 170 atividades dentro do Defesa Civil nas Escolas. O objetivo é que esse número seja ampliado ainda neste semestre, em que serão abordadas as ameaças de verão: incêndios florestais e estiagem.

“Abrimos a nossa política pública para todas as instituições interessadas, além das escolas da rede municipal. A ideia de transformar a forma de pensar da população passa diretamente pelo ensinamento nas escolas. Precisamos trabalhar a prevenção de desastres. A criança é uma ferramenta que propaga a informação, educando os pais e os parentes”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

Apesar de estar em prática há pouco tempo, o programa já rendeu um prêmio para a prefeitura. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) vai entregar um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública. A contemplação acontece dentro da campanha nacional #EducarParaPrevenir, criado pelo órgão nacional para as melhores atividades do país focadas em ERRD – Educação em Redução de Riscos de Desastres.

Municípios vizinhos reconhecem a importância do programa

Cooperação técnica, troca de experiências entre os agentes, além do aprendizado prático sobre o Defesa Civil nas Escolas: na semana passada, representantes das Defesas Civis de Teresópolis, Areal e Nova Friburgo estiveram em Petrópolis conhecendo as ações de prevenção realizadas nos últimos dois anos. O trabalho desenvolvido com as crianças da rede municipal de ensino também esteve em pauta durante os encontros. Os municípios vizinhos conheceram o trabalho desenvolvido em Petrópolis em dezembro do ano passado, na última reunião do MercoSerra. Na oportunidade, a política pública de inserção dos temas Defesa Civil e Educação Ambiental foi apresentada para os governantes, que planejam formas de implementar a atividade em suas cidades.

 



Edição anterior (1580):
sábado, 09 de março de 2019
Ed. 1580:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1580): sábado, 09 de março de 2019

Ed.1580:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior