Edição anterior (1583):
terça-feira, 12 de março de 2019
Ed. 1583:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1583): terça-feira, 12 de março de 2019

Ed.1583:

Compartilhe:

Voltar:


  Esporte

Atletas aprovam etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike

Com mais de 700 inscritos, prova reuniu mais de 5 mil pessoas no Vale do Cuiabá

 

Contando mais de 700 inscritos, a etapa em Petrópolis da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB) foi aprovada pelos atletas que vieram de 12 Estados do país para competirem no município. Foram disputadas 31 categorias – entre amadoras e profissionais – movimentando a economia da cidade, contando com a presença de mais de 5 mil pessoas no Vale do Cuiabá durante os dois dias de evento. Inédita em Petrópolis, a prova abriu o calendário nacional e contou com o apoio da prefeitura, que acredita no potencial da modalidade em trazer turistas para o município e investe desde o início da gestão no fomento a esse esporte.

“Petrópolis tem grande potencial para receber eventos esportivos. A presença de grandes atletas do Mountain Bike é uma comprovação disso. Estamos continuamente trabalhando pelo fomento à modalidade na cidade, abrindo espaço também para os atletas do nosso município. É um grande orgulho abrir o calendário nacional de MTB, recebendo uma prova desse porte”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Os amantes do Mountain Bike foram ao delírio com o dono da casa, Henrique Avancini, que venceu a categoria Super Elite masculina no tipo Short Track (XCC) e também no Cross-Country Olímpico (XCO). A atleta Jaqueline Mourão também se destacou, vencendo entre as mulheres também nas duas modalidades. Os dois somaram 60 pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) com a prova de XCO que é classificada como Classe 3 pela instituição.

Além da Super Elite, atletas sub-15, 17, 60, 65, Over 65 e PNE pedalaram no circuito que levou o nome de Henrique Avancini. Enquanto isso, na pista de Test Ride, os novatos da mirim também sentiram a emoção do Mountain Bike. O evento deu sequência no percurso principal com a sub-40, 45, 50, 55. A categoria Júnior Masculina e Feminina, Sub-30 e 35 também apertaram o pedal antes da largada da categoria principal. O resultado completo está no site oficial do evento (www.cimtb.com.br).

Márcio Ravelli, atleta natural de Itu (SP) e que já foi 12 vezes campeão brasileiro, foi só elogios para a etapa em Petrópolis. Ele destacou a beleza da cidade e a qualidade do percurso. “O pessoal está de parabéns pela organização. A cidade é muito acolhedora, esse local respira mountain bike. O público é maravilhoso e foi bastante receptivo. Espero mais competições aqui em Petrópolis”, disse Márcio, vencedor na categoria sub-50.

Kilder de Melo, atleta de Ouro Preto (MG), destacou que o percurso em Petrópolis exige bastante dos atletas. “O local é muito montanhoso e exige muita técnica de todos os atletas. São grandes pilotos que criaram o espaço, a gente acaba se superando para conquistar os resultados. É interessante que o município celeiros de grandes atletas receba eventos assim”, disse Kilder, que conquistou o título na sub-40.

Petrópolis foi escolhida para abrir a temporada da CIMTB, aproveitando o bom momento e a força do nome do atleta brasileiro para impulsionar os fãs e aumentar o número de apoiadores. “Também estamos trabalhando em parceria com o Henrique Avancini em outros projetos, para que cada vez mais os petropolitanos estejam inseridos no mountain bike. Vamos incentivar ainda mais a modalidade”, explica Leandro Kronemberger, superintendente de Esportes e Lazer.

“Eventos como esse apresentam o potencial de Petrópolis para as mais diversas modalidades esportivas. Esse tipo de campeonato movimenta também o turismo, com a vinda dos atletas de fora. E ainda estamos na terra no campeão mundial, o que torna de Petrópolis uma referência”, acrescentou o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

A próxima etapa da CIMTB acontece na cidade de Araxá (MG) entre os dias 25 e 28 de abril. Ainda neste ano, a Copa Internacional será realizada em Ouro Preto (MG) e em Congonhas (MG).

 

 



Edição anterior (1583):
terça-feira, 12 de março de 2019
Ed. 1583:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1583): terça-feira, 12 de março de 2019

Ed.1583:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior