Edição anterior (1658):
domingo, 26 de maio de 2019
Ed. 1658:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1658): domingo, 26 de maio de 2019

Ed.1658:

Compartilhe:

Voltar:


  Polícia

Atropelamento e tentativa de linchamento na Rua 13 de Maio

Antônio Dantas e Lucas Gomes, especial para o Diário

Na madrugada deste sábado (25), por volta das 4h, um carro invadiu a calçada da Rua 13 de Maio, no Centro, e atingiu um grupo de pessoas que estava no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois pedestres, um homem de 21 anos e uma mulher de 20, sofreram ferimentos leves e foram encaminhados ao Hospital Santa Teresa. Outros pedestres que alegaram terem sido atingidos pelo veículo foram reavaliados pelo Samu ainda no local.

O motorista do veículo foi agredido por populares, sendo encaminhado à UPA e, posteriormente, à 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro. De acordo com a Prefeitura, o mesmo estaria possivelmente embriagado e sem habilitação.

Após o ocorrido desta madrugada, a Prefeitura determinou o fechamento de bares das ruas 13 de maio e Nelson de Sá Earp até a meia-noite. A determinação foi uma instrução normativa das Secretarias de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e o descumprimento da mesma pode gerar a suspensão da licença de funcionamento destes estabelecimentos. Além disso, equipes da Fazenda, SSOP e Guarda Civil vão acompanhar o cumprimento da ordem nos locais.

O prefeito Bernardo Rossi apontou que a norma, que já começou a valer a partir deste sábado, pode ser estendida a outras ruas do entorno.

-O compromisso é com a segurança das pessoas e não podemos admitir episódios que colocam em risco a população e que haja desordem em via pública – disse o prefeito.

A determinação, uma instrução normativa das Secretarias de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e Fazenda está sendo informada aos proprietários dos bares.  Equipes da Fazenda, SSOP e Guarda Civil vão acompanhar o cumprimento da ordem nestes locais. Choques de ordem serão feitos para coibir consumo de bebidas alcoólicas por menores.

       A Prefeitura está solicitando à PM intensificação do policiamento nestes áreas durante o funcionamento dos bares e após o fechamento dos estabelecimentos.  E também à Vara da Infância apoio para coibir menores nas ruas desacompanhados de responsáveis e em situações de risco como consumo de bebidas alcoólicas.

        A meta é coibir, após o fechamento dos bares, que pessoas, em grupos, com veículos estacionados e som alto, continuem com consumo de bebidas e promovam desordem como tem sido registrado. 

Tiroteio

No último dia 11 de maio, também por volta das 4h, uma dupla de atiradores disparou contra as pessoas, em frente a uma boate na 13 de Maio. Na ocasião, uma jovem de 19 anos foi atingida na panturrilha e encaminhada à UPA do Centro. Após o ocorrido, o delegado Cláudio Batista Teixeira pediu a interdição do estabelecimento por questões de segurança. De acordo com o delegado, a boate não estaria legalizada, além de permitir a entrada de menores de idade.

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública implementou, no ano de 2017, a operação Choque de Ordem. De acordo com os dados da Secretaria, 150 ocorrências foram registradas em seis edições. Em 2018, com cinco, 173 ocorrências foram contabilizadas em toda a cidade. Já em 2019, até o momento, 119 incidentes foram registrados pelas autoridades. Um choque de ordem foi realizado até pouco tempo antes do ocorrido e encerrado por volta das 3h, horário de fechamento dos bares. A operação contou com dez guardas civis, seis viaturas, cão farejador e equipe de posturas, além de multar 16 veículos.



Edição anterior (1658):
domingo, 26 de maio de 2019
Ed. 1658:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1658): domingo, 26 de maio de 2019

Ed.1658:

Compartilhe:

Voltar:







Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior