Edição anterior (2574):
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Ed. 2574:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2574): quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ed.2574:

Compartilhe:

Voltar:


  GRIPE

Aumenta o alerta para a influenza na capital

Em Petrópolis não há casos registrados da doença e os postos continuam oferecendo a vacina 

Foto: Marcelo Camargo

Priscila Torquato – especial para o Diário

A capital do estado está em alerta com o aumento dos casos de Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio está convocando os cariocas para imunização contra a gripe. Segundo dados da Agência Brasil foram aplicadas 1.139.877 doses da vacina em 2021, o que equivale a 55,7% do público-alvo na cidade. Em Petrópolis, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde afirmou que não há registro de casos confirmados de infecção pelo vírus influenza na cidade este ano e hoje a cidade registra 68,9% de taxa de cobertura de vacinação contra a gripe.

Ainda de acordo com publicação da Agência Brasil, na capital a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) informou que está atenta ao aumento da procura de atendimento nas unidades de saúde por pessoas relatando síndrome gripal e iniciou uma investigação epidemiológica por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde. O órgão já constatou que na última semana houve um aumento de resultados positivos para Influenza A nas amostras coletadas em unidades de saúde sentinelas, enquanto apenas cerca de 3% dos casos testados para covid-19 foram positivos. A secretaria explicou que, tratando-se de Influenza A, as medidas de proteção não farmacológicas são semelhantes às de covid-19, dentre elas manter o distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos com álcool 70% ou, quando possível, água e sabão.

Petrópolis tem 15 pontos de vacinação contra Influenza

Entre os idosos a cobertura vacinal é de 85,9% e entre as crianças, a taxa é de 72,48%. A vacina continua disponível em 15 salas de vacinação existentes nos cinco distritos. A população pode se vacinar nos seguintes locais: Centro de Saúde, UBS Morin, PSF Alto da Serra, PSF são Sebastião, UBS Alto Independência, UBS Quitandinha, UBS Mosela, UBS Retiro, Ambulatório Escola, UBS Itamarati, Hospital Alcides Carneiro, UBS Itaipava, UBS Araras, UBS Pedro do Rio e PSF Posse. O grupo prioritário da vacina são crianças com 6 meses ou mais, trabalhadores ou profissionais de saúde, gestantes, puérperas e idosos.

O secretário de Saúde de Petrópolis, Aloisio Barbosa Filho, alerta as pessoas sobre o intervalo da aplicação das vacinas contra a gripe e da Covid-19: “Pessoas que quiserem se vacinar contra a influenza - e já receberam alguma dose dos imunizantes contra a Covid-19 devem apresentar o cartão de vacinação no momento em que chegarem aos postos para receber a imunização contra a gripe. A medida está sendo adotada pela Secretaria de Saúde tendo em vista a necessidade de intervalo de 14 dias entre os dois tipos de vacinas”.



Edição anterior (2574):
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Ed. 2574:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2574): quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Ed.2574:

Compartilhe:

Voltar: