Edição anterior (2136):
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Ed. 2136:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2136): terça-feira, 15 de setembro de 2020

Ed.2136:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Banco de Sangue continua com estoques baixos

De acordo com instituição, tipos negativos estão em ‘caráter emergencial’

Wellington Daniel

 

O Banco de Sangue Santa Teresa informou ontem (14) que os estoques de sangue continuam em baixa. De acordo com a instituição, a queda chegou a 35%. Todos os tipos foram afetados, mas os negativos estão no que o Banco chamou de “caráter emergencial”.

O que pode melhorar um pouco a situação, para este período de pandemia, é a mudança de endereço. De acordo com o Banco de Sangue, foi possível perceber um aumento no número de doares. Para a instituição, contribuiu o fato de ser um local fora do ambiente hospitalar, mesmo que, anteriormente, todos os protocolos contra a covid-19 eram seguidos.

O anúncio da mudança de endereço foi feito a imprensa na quarta-feira (09). Agora, os doadores contam com um espaço mais amplo, a 10 minutos do antigo, localizado na Rua Paulo Hervê, 1130, Bingen.  O atendimento é feito todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, de 7h às 18h.

O estudante Luis Héber, de 22 anos, aproveitou o sábado (12) para realizar sua doação. O jovem é doador regular e já realizava quando o Banco era localizado no Hospital Santa Teresa. Para ele, com o novo local, o suporte está ainda melhor.

- Poder ajudar pessoas que estão precisando, com uma simples doação de sangue, é especial. Um esforço mínimo que pode salvar a vida de quatro pessoas. O atendimento da equipe do Banco de Sangue é todo voltado ao cuidado e preocupação com o paciente. E agora em um novo espaço, eles podem oferecer um suporte e atendimento melhor, em um local exclusivo para a doação de sangue. Tem quem pergunte se dói doar, mas não, não dói – afirmou.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam de autorização e presença dos pais e a primeira doação deve ser feita até os 60. O doador também deve apresentar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50kg.

Também é recomendado que não seja feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12h e que se aguarde três horas após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos. Não é necessário estar em jejum. Em caso de piercing ou tatuagem, deve se aguardar 12 meses. Em casos de genital e língua, deve ser 12 meses após a retirada.

Caso não tenha passado por endoscopia, o doador deve aguardar seis meses. Também não pode ter diabetes em uso de insulina, sífilis, doença de chagas ou Aids. Para o período de pandemia, também deve-se que se aguarde 30 dias em caso de gripe ou resfriado, após cessarem os sintomas.

Ainda dentro dos cuidados contra a covid-19, os candidatos que viajaram ao exterior ou tiveram contato com infectados pela doença nos últimos 30 dias, devem esperar um período de 14 dias após o último contato. Em caso de contaminação pela doença, deverão ser considerados inaptos pelo período de 30 dias após a completa respiração.



Edição anterior (2136):
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Ed. 2136:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (2136): terça-feira, 15 de setembro de 2020

Ed.2136:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior