Para incentivar doação, neste início de ano doadores podem receber brindes
Wellington Daniel
O Banco de Sangue Santa Teresa opera com um déficit de 65%. De acordo com informações da unidade, divulgadas ontem (5), havia apenas 35% dos estoques. Os tipos sanguíneos em estado mais crítico são O e A negativos e positivos. A situação vem desde, pelo menos, o dia 28 de dezembro, quando foi liberado o primeiro alerta.
- Estamos operando com apenas 35% da nossa capacidade de estoque, ou seja, com um déficit de 65%. É a maior baixa desde o início do ano, que acabou se agravando em razão das festas e dos recessos – explicou, à época, Vinícius Pereira, líder de captação do hemocentro.
Nestes primeiros dias do ano, a unidade está com a campanha “2021 Solidário – Comece o ano salvando até 4 vidas”, com o objetivo de conseguir mais doações. Além de fazer o bem, o doador ainda pode ganhar brindes diversos, como camisetas e chaveiros ao aderir a mobilização.
O hemocentro fica aberto todos os dias, de domingo a domingo, de 7h às 18h. Há cerca de quatro meses, a unidade funciona na Rua Dr. Paulo Hervê, 1.130, no Bingen, a apenas 10 minutos do Hospital. Quem for de carro, também poderá contar com um estacionamento conveniado gratuito aos doadores no Badia Shopping, ali próximo.
Covid-19 e doação
O Banco de Sangue também conquistou o selo Covid Free de Excelência, dado a instituições que seguem os protocolos de segurança exigidos internacionalmente para conter a disseminação do novo coronavírus. Além disso, devido a pandemia, a lista de critérios para a doação também ganhou cuidados específicos com a covid-19.
Desta forma, candidatos com sintomas de gripe ou resfriado devem aguardar 30 após estes cessarem. É o mesmo prazo que pessoas com confirmação de covid-19 terão de esperar e que começa a contar a partir da plena recuperação. A regra vale para quem não teve nenhuma sequela que impeça a doação.
Aquele que viajaram para o exterior, devem aguardar 14 dias após o retorno. Já quem teve contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que tiveram a confirmação da infecção por covid-19 ou suspeitos em avaliação, também devem aguardar por esse prazo após o último contato.
CRITÉRIOS PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
Fonte: Banco de Sangue Santa Teresa
• Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
• Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
• Estar em boas condições de saúde;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
• Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
• Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
• Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
• Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
• Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
• Não ter diabetes em uso de insulina;
? Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Veja também: