Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Banco de Sangue  Santa Teresa está com o estoque em baixa

Tipos sanguíneos negativos estão em situação crítica

Wellington Daniel

 

O Banco de Sangue Santa Teresa está com o estoque de tipos sanguíneos negativos em baixa. Segundo informações do site da instituição, a situação mais crítica é com os tipos O- e A-, que estão com aproximadamente 10%. Os tipos O+ e B- estão com apenas 30%.

O líder de captação do Banco de Sangue, Rodrigo Moreira, afirma que as baixas temperaturas têm contribuído para a baixa.

- Nessas épocas de baixíssimas temperaturas, acaba ocorrendo um impacto no número de doações efetivas, por conta de muitas pessoas ficarem resfriadas ou gripadas, dentre outras relacionadas à época. Estamos em necessidade crítica de O negativo, que é um sangue que conta apenas com 7% da população – explica.

Rodrigo ainda afirma que os tipos sanguíneos O+ e A- também estão em atenção, o primeiro pela demanda e o segundo, por ser raro.

- O+ e A - estão em questão de atenção. O+ é o tipo sanguíneo mais comum, portanto, acaba que sempre temos pacientes deste tipo necessitando. O A- tem apenas 8% na população, então nos deixa também em estado de atenção – diz.

O estudante Antônio Augusto, 19, realizou sua primeira doação no último sábado (13). Ele conta como foi sua experiência e afirma que voltará outras vezes. O estudante também elogia o atendimento.

- Eu fui de forma espontânea. Mas o que realmente motiva é saber que está fazendo o bem, ajudando quem precisa. Quando você faz uma ação como essa se sente bem psicologicamente. Sobre a experiência, realmente não tenho o que reclamar. As enfermeiras foram muito simpáticas e fizeram o meu medo da primeira doação sumir. Pretendo voltar mais vezes – afirma.

O Banco de Sangue está aberto todos os dias, de 7h às 18h, no endereço Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen – Térreo Hospital Santa Teresa – Petrópolis – RJ.

 

Recebe de:

Doa para:

A+

A+, A-, O+, O-

A+, AB+

A-

A-, O-

A+, A-, AB+, AB-

AB+

Todos

AB+

AB-

A-, B-, AB-, O-

AB+, AB-

B+

B+, B-, O+, O-

B+, AB+

B-

B-, O-

B+, B-, AB+, AB-

O+

O+, O-

A+, B+, AB+, O+

O-

O-

Todos

Fonte da tabela: Ministério da Saúde



Edição anterior (1712):
sexta-feira, 19 de julho de 2019
Ed. 1712:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1712): sexta-feira, 19 de julho de 2019

Ed.1712:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior