Edição anterior (1734):
sábado, 10 de agosto de 2019
Ed. 1734:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1734): sábado, 10 de agosto de 2019

Ed.1734:

Compartilhe:

Voltar:


  Cidade

Banco de Sangue Santa Teresa faz alerta de estoques baixos

O déficit está 16% abaixo do ideal; todos os tipos sanguíneos estão com estoques críticos, principalmente o tipo O+

 

Os estoques do Banco de Sangue Santa Teresa estão chegando a níveis críticos. Considerado um período preocupante, o inverno naturalmente inibe os usuais doadores, que, no aconchego de seus lares, acabam se esquecendo do gesto solidário da doação de sangue. Por outro lado, é a estação do ano em que aumentam as doenças respiratórias, em que há muitas intercorrências hospitalares, com necessidades de transfusões.

Nesse contexto, o déficit dos estoques está 16% abaixo do ideal. Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade e segurança, são necessárias 80 coletas diárias.

“Neste momento estamos atingindo uma média de apenas 35 doações. A situação está pior ainda com sangue O+, cujo estoque está 40% abaixo do normal. Por isso, fazemos um apelo para que a população de Petrópolis se solidarize com essa causa e venha doar sangue”, diz Moreira.

O tipo de sangue O+ é o único que pode ser utilizado em bebês de até seis meses, quando uma transfusão é necessária. Ou seja, todos os recém-nascidos que necessitam de doação, recebem sangue O+ ou O- (este último doador é universal). “Assim, é importante manter os estoques abastecidos deste tipo sanguíneo, assim de todos os outros, já que uma única doação pode salvar até quatro vidas”, conclui Moreira. 

Veja como é fácil doar   

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, micropigmentação de sobrancelha, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Sobre o Banco de Sangue Santa Tereza

O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias e pacientes em tratamento contra câncer.

Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso.



Edição anterior (1734):
sábado, 10 de agosto de 2019
Ed. 1734:

Capa

Compartilhe:

Voltar:

HOJE

Edição anterior (1734): sábado, 10 de agosto de 2019

Ed.1734:

Compartilhe:

Voltar:








Rua Joaquim Moreira, 106
Centro – Petrópolis – RJ
Cep: 25600-000

ABRAJORI – Associação Brasileira dos Jornais do Interior